quarta-feira, março 21

CPRM inova na cartografia brasileira com mapas hidrogeológicos


João Diniz em palestra no estande da CPRM


O chefe da Divisão de Hidrogeologia do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), João Diniz, ministrou nesta terça (20) a palestra “Como entender os Mapas Hidrológicos, no estande da CPRM, no 8º Fórum Mundial da Água. O projeto é o produto final dos estudos de cartografia hidrogeológica desenvolvida pela empresa.


Os mapas hidrogeológicos englobam informações topográficas e de hidrologia em um único espaço. O objetivo desse estudo é simplificar a interpretação, constituindo uma das bases de suporte a mapas temáticos específicos. A CPRM enxergou a necessidade de simplificar a Geologia, individualizando corpos contínuos ou descontínuos, de acordo com suas características geométricas e formas de ocorrência de águas subterrâneas. 

“A novidade dos novos mapas é a subtração de informações que não são importantes para a hidrogeologia. Isso facilita o foco e a busca de informações, pois os mapas apresentam um formato mais limpo e objetivo”, argumenta Diniz.

Disponível dentro dessa metodologia estão os mapas hidrogeológicos da Bacia do Prata e das regiões metropolitanas de Recife e de Goiânia, lançados nessa terça.

Para auxiliar o público na compreensão do mapa, encontra-se disponível no site da CPRM o Manual de Cartografia Hidrogeológica. Ele apresenta a experiência e o conhecimento adquiridos ao longo do trabalho e propõe procedimentos metodológicos para a elaboração desses mapas.

Para acessar os mapas, clique aqui .


Texto: Letícia Peixoto

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400