sexta-feira, janeiro 12

Pesquisadora da CPRM fala sobre erosão em reportagem no Bom Dia Brasil

Equipe do Bom Dia Brasil durante a entrevista
A pesquisadora em Geociências, Sheila Teixeira, da Superintendência Regional de Belém, concedeu entrevista para TV Liberal afiliada da Rede Globo no Pará. A matéria foi veiculada nacionalmente no Bom Dia Brasil, no dia 10 de janeiro e tratava das obras do muro de contenção que visa evitar a erosão na orla da Praia de Marahú, em Mosqueiro, distrito de Belém.


A pesquisadora falou que para a construção de uma obra de contenção, seria necessário um estudo que levasse em consideração as características locais como as correntes de maré, o potencial destrutivo da onda e a direção do vento e o que se percebia ao longo dos anos que muros de arrimo que não levam em consideração essas condicionantes, acabam sendo destruídos por esses agentes.


Em complemento aos trabalhos da setorização de risco, ontem, a equipe formada pelas pesquisadoras em geociências Dianne Fonseca, Iris Bandeira e Sheila Teixeira juntamente com a Assistente Administrativa Tânia Argolo, e também com técnicos da Defesa Civil estadual do Pará, visitaram o local da obra de contenção para a realização de monitoramento e registro de imagens através de Drone, cedido pela defesa civil estadual. O objetivo da visita foi a avaliação dos impactos das preamares que atingiram 3.9m, no último final de semana sobre a área de risco a erosão costeira.

Confira reportagem aqui



Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 

(61) 2108-8400