terça-feira, dezembro 12

Rede Ametista participa de treinamento para implantação do sistema Pergamum

Treinamento no Rio de Janeiro

No mês de novembro, os bibliotecários da Rede Ametista participaram do treinamento para a implantação do Sistema Pergamum na rede de bibliotecas da CPRM.

A nova ferramenta de gerenciamento de coleções contribuirá para uma gestão mais eficiente e aperfeiçoará as rotinas de trabalho, dando agilidade ao processamento técnico das publicações e à recuperação da informação.

O Pergamum foi desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e já está presente em mais de 424 instituições e em, aproximadamente, 8.000 bibliotecas em todo o Brasil.

Contempla as principais funções de uma biblioteca, funcionando de forma integrada, com o objetivo de facilitar a gestão dos centros de informação.

O treinamento ocorreu de 21 a 24 de novembro no Escritório do Rio de Janeiro, com a professora Ana Caroline Remor, e  na Superintendência Regional Recife, com o Professor Cirineo Zenere., e de 27 e 30 de novembro, na Superintendência Regional de Belém, também com o professor Cirineo.


O nome Pergamum refere-se a uma cidade de grande destaque intelectual e sabedoria, situada na Ásia Menor, que construiu uma majestosa biblioteca, durante o reinado de Attalus I Soter (d. 197 AC) e Eumenes II (d. 160/159 AC), considerada tão imponente que rivalizava com a famosa biblioteca de Alexandria.

Treinamento em Belém
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 

(61) 2108-8400