segunda-feira, novembro 27

Integra CPRM mobiliza Porto Alegre, Brasília, Belém e Belo Horizonte

Participantes da edição do Integra CPRM Brasília

O Integra CPRM já passou por outras sete unidades regionais e busca promover o diálogo e a troca de experiências para aproximar os profissionais que atuam nas diversas áreas da empresa. O espaço é aberto para discussões para melhorar o ambiente de trabalho, além de apresentar ações da instituição em prol do desenvolvimento socioeconômico do país.

Em Brasília, o Integra CPRM foi realizado no auditório do Ministério de Minas e Energia e reuniu cerca de 50 empregados e colaboradores. A abertura do evento contou com a presença do secretário  Vicente Lôbo, do diretor-presidente  Interino, Esteves Colnago e dos diretores Antônio Carlos Bacelar e Juliano Oliveira.  


Esteves Colnago, Vicente Lôbo e Antônio Carlos Bacelar durante abertura do evento


Durante o encontro, os empregados e colaboradores puderam conhecer um pouco mais sobre as ações da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial e suas aplicações na sociedade, áreas da CPRM que serão licitados pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), erros recorrentes nas demandas recebidas pelo Serviço de Administração e Finanças (SERAFI), aplicações da geofísica,  dicas de alimentação saudável e  relações interpessoais, desafios de comunicação, Câmara Técnico-Científica, tecnologia da informação e as peculiaridades da Rede Sismográfica Brasileira.

Geyson Rodrigues durante palestra sobre tecnologia da informação


Para Geyson Rodrigues, da Divisão de Informática, o Integra possibilitou que as outras áreas conhecessem  os mecanismos, os instrumentos, as metodologias que a área de tecnologia oferece para que “a gente possa trabalhar de uma maneira mais uniforme e padronizada. É bom para os nossos colegas saberem o quão importante e estratégico é a área de tecnologia da informação”, afirma.


“Eu acho uma iniciativa importante porque cria uma aproximação a partir do momento que a gente entende as atividades do outro e vê a dimensão das atividades de outros setores da empresa”, avalia Marília Lemes, assistente do SERAFI.


Homenagem - Durante o Integra, os empregados que irão integrar o Programa de Desligamento Incentivado e de Sucessão Programada (PDISP) foram homenageados com certificado de reconhecimento por tempo de serviço prestados à empresa. O momento foi seguido com depoimentos emocionados dessas pessoas que dedicaram grande parte de suas vida à CPRM. Ao todo, 256 empregados aderiram ao programa.


Em Belo Horizonte, o evento foi finalizado com um espaço aberto a reflexões dos funcionários que também aderiram ao PDISP sobre o que se espera para a CPRM no futuro, como a formação de mais líderes e menos chefias, melhoria da empresa no ranqueamento das estatais e, principalmente, o desejo de ter a sociedade mais envolvida nos produtos que estão sendo desenvolvidos.


Momento de homenagem aos empregados da Superintendência de Belo Horizonte

Schobbenhaus (com certificado na mão), após receber homenagem dos representantes da CPRM  

Porto Alegre – No sul, o Integra CPRM promoveu uma  programação que contou com apresentação dos gerentes da unidade, palestras  sobre  Sistema Eletrônico de Informações (SEI), Saúde e Segurança Ocupacional, paleontologia, pesquisa em torno da rochagem para remineralização dos solos, revitalização de poços, geoparque na região das Guaritas-Minas do Camaquã, agregados para construção civil e rochas ornamentais.


O Museu de Geologia, o papel da comunicação na divulgação das geociências e intraempreendedorismo também foram alguns dos destaques dessa primeira edição na unidade regional. O ponto alto foi a saída de campo para a Pedreira Incopel, no município de Estância Velha, que proporcionou a experiência de campo aos empregados das áreas administrativas. Ao final, um churrasco reuniu todos na Associação dos Funcionários (Assempa).


“A programação foi muito interessante, pois foi possível conhecer melhor o trabalho dos colegas. Eu, especialmente, fiquei muito feliz com a homenagem que recebi pelos 35 anos de serviços prestados na empresa. Mas espero colaborar muitos anos ainda na CPRM”, disse a técnica em Geociências, Ilse Beatriz da Silva.

Saída de campo realizada em Pedreira Incopel, no município de Estância Velha-RS

“Com o Integra CPRM foi possível constatar mais uma vez a qualidade do corpo técnico que possuímos, com profissionais que possuem grande conhecimento e dedicação. Este projeto possibilita ainda unir mais a equipe e proporcionar um clima ainda mais positivo que certamente terá como resultado a CPRM ainda mais preparada para oferecer melhores resultados para o país”, afirmou o gerente de Administração e Finanças, Aícaro Ferrari.  




Belém - A Gerente de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Cristiane Souza, apresentou um panorama geral das atividades desenvolvidas pela gerência e as atribuições da equipe na unidade, que inclui a biblioteca e litoteca e o trabalho que atende grandes projetos em um dos estados com uma das maiores riquezas minerais do Brasil.


Além do sorteio de brindes, foi apresentado pelo pesquisador Regis Leandro o Sistema de Alerta do Rio Xingu, instalado por iniciativa da Superintendência em decorrência da implantação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

Empregados reunidos após homenagem na Superintendência de Belém

Belo Horizonte - Durante a abertura, o superintendente Leandro Lima ressaltou a importância do evento para a melhoria da comunicação, tanto interna quanto com a sociedade, pilar fundamental para alcance das metas.  O geólogo Julio Pinho, da Gerência de Relações Institucionais e Desenvolvimento (GERIDE), iniciou as apresentações em linguagem bem simples e ilustrada sobre o que é a geologia e sua importância para o país, seguido da apresentação do geólogo Claiton Pinto com o tema “O geólogo e o trabalho de campo”, onde os participantes relembraram colegas e fatos das atividades de campo.


O que vem por aí -  Durante essa semana, o Integra também vai agitar as Superintendências de Manaus e Salvador com uma programação  especial. A última edição de 2017 acontece no dia 6 de dezembro no Escritório do Rio de Janeiro.

Clique aqui e confira mais fotos.


Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400