quarta-feira, outubro 25

Pesquisadores da CPRM participam de expedição para conhecer os solos da Amazônica

Grupo de pesquisadores participantes do evento

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participaram entre 09 a 16 de setembro, da XXII Reunião de Coordenação e Correlação dos Solos em Rondônia, que contou com a participação de mais de 90 pesquisadores de todo o país. O evento percorreu o Estado desde a capital, Porto Velho, até as cidades de Pimenteiras e Cerejeiras, no extremo sul, além de uma incursão ao Amazonas.

A iniciativa promovida pela Sociedade Brasileira de Ciências do Solo (SBCS), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e outras instituições. Os objetivos do encontro visam subsidiar o conhecimento dos solos da região amazônica e suas particularidades regionais, permitindo uma integração com os solos desenvolvidos em outras condições ambientais. A iniciativa contribui para que os pesquisadores tenham uma percepção abrangente dos solos brasileiros.
Durante a expedição, os pesquisadores selecionaram quinze perfis de solo, contemplando os diversos ambientes, buscando uma interação com o contexto geológico e o relevo regional e local.

Horizonte de solo orgânico presente em um plintossolo, desenvolvido na planície de inundação do rio Guaporé, Fazenda Rical, Pimenteiras do Oeste-RO

A CPRM participou dessa campanha representada pelos pesquisadores Amilcar Adamy, da Residência de Porto Velho, e Edgar Shinzato, do Departamento de Gestão Territorial, desde a pré-seleção dos perfis pedológicos, e do relato sumário do ambiente geológico em cada perfil, procurando evidenciar a importância do substrato geológico no desenvolvimento do solo específico.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400