sexta-feira, outubro 20

Museu de Ciências da Terra participa da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia


O Museu de Ciências da Terra (MCTer) participa entre os dias 23 e 29 de outubro, da  Semana de Ciência e tecnologia. O evento deste ano acontece simultaneamente em diversas capitais, tem como tema a Matemática está em Tudo. O objetivo da Semana é aproximar a Ciência e Tecnologia da população.

O MCTer irá participar do evento no Rio de Janeiro,  em quatro locais,   no Museu de Astronomia e Ciências Afins, Observatório Nacional, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRJ) com exposições itinerantes, além do próprio Museu, localizado em um prédio histórico CPRM na Urca.

A exposição no Observatório Nacional vai abordar os Sistemas Cristalinos. O objetivo é mostrar que a matemática também se estende aos estudos de mineralogia com aplicações da geometria e seus conceitos. Será promovida no local também uma oficina voltada para o público jovem e infantil, envolvendo atividades lúdicas e educativas.

No Campus da UNIRIO na Praia Vermelha e IFRJ em Mesquita, será apresentada a exposição, Imaginário - Ficção, Ciência e Realidade. Nessa exposição serão apresentados alguns exemplos de temas que podem ser muito controversos tanto na ciência quanto na ficção. O objetivo é trazer uma reflexão sobre a diferença entre a ficção (narrativa livre) e o racionalismo científico (baseado em critérios estabelecidos). O público terá a oportunidade de observar fósseis em lupas, manusear alguns exemplares de fósseis, além de oficinas de desenho de espécimes e o questionário de pegada ecológica. 

Já nas instalações do Museu, a proposta é apresentar a Exposição - Incertezas e probabilidades na Ciência. Com o objetivo de mostrar a importância da análise das probabilidades nas discussões sobre o aquecimento global e o quanto ela pode auxiliar na adoção de medidas para reduzir o impacto dos problemas climáticos,  as atividades contarão ainda com algumas dinâmicas com desafios de lógica. 


AGENDA

Campus ON/MAST - Sistemas Cristalinos (24 – 29 de outubro)
- terça, quarta, quinta e sexta (9h às 17h)
- sábado e domingo: (14h as 17h)

Campus UNIRIO Praia Vermelha - Prédio da Biologia (23 – 25 de outubro)
- segunda (14h às 17h)  
- terça  e quarta, (9h às 17h)

Campus Mesquita IFRJ (26 de outubro)
- quinta (9h às 16h)

MCTer (24 – 27 de outubro)
- de terça a sexta (10h às 16h)

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 
(61) 2108-8400