segunda-feira, outubro 2

CPRM participa do 15o Simpósio de Geologia da Amazônia

Público no Stand da CPRM

Com o tema “Amazônia: um olhar diferenciado das Geociências para a sustentabilidade da Amazônia” foi promovido pela Sociedade Brasileira de Geologia – Núcleo Norte (SBG-NO) o 15º Simpósio de Geologia da Amazônia, no período de 25 a 27 de setembro, no Centro de Eventos Benedito Nunes da Universidade Federal do Pará. Tendo como objetivo promover reflexões e discursões sobre os modelos de exploração dos bens minerais que hoje se apresentam na região, bem como os efeitos causados na vida cotidiana local e na economia em geral.


O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) teve participação expressiva no evento com 32 pesquisadores em Geociências. Além de apresentar trabalhos na forma oral e pôster, os pesquisadores coordenaram workshops, proferiram palestras e participaram da comissão organizadora. A pesquisadora em Geociências Sheila Gatinho presidiu o evento.

No estande da CPRM foram exibidos vídeos institucionais, orientação dos produtos disponíveis no site da empresa, divulgados e sorteados livros, relatórios e mapas. Houve divulgação em painéis dos mapas institucionais de várias unidades regionais que atuam na Amazônia, distribuídos no hall do centro de convenções atraindo profissionais e estudantes de geociências.

Pesquisadores da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial coordenaram workshop de Recursos Hídricos na Amazônia e Geologia e Engenharia Ambiental na Amazônia, já os pesquisadores da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais coordenaram o workshop “Geologia e Recursos Minerais da Província Carajás”.

Doação do livro “Carajás: A Descoberta” do 
geólogo Erasto Boretti à biblioteca da CPRM
O geólogo Erasto Boretti de Almeida que teve seu livro “Carajás: A Descoberta” lançado no evento salientou a importância do próprio por congregar os profissionais que trabalham na região, contribuindo para a integração das informações e dos dados sobre a evolução dos conhecimentos geológicos da Amazônia.

A programação do simpósio contou com os seguintes palestrantes da CPRM:
Roberto Gusmão de Oliveira na abertura do Workshop Geologia e Recursos Minerais da Província Carajás, abordando o levantamento gravimétrico no limite oeste desta província;
Lúcia Travassos da Rosa Costa, abordando as ações do Serviço Geológico do Brasil na Reserva Nacional do Cobre e Associados;
Raphael Correa Neto, abordando a estratigrafia e os controles das mineralizações de manganês da Província Carajás;
Leda Maria Fraga, juntamente com os professores Umberto Cordani da Universidade de São Paulo e Vitor Ramos da Universidade de Buenos Aires apresentando o Mapa Tectônico da América do Sul.


Homenagem da CPRM ao geólogo
 Firmino Coutinho Correia Junior
No encerramento do evento a SBG-NO realizou o lançamento do livro Contribuições à Geologia da Amazônia (volume 10), que homenageou in memoriam o geólogo da CPRM, Firmino Coutinho Correia Júnior. Ele atuou nas áreas de cartografia geológica, geoquímica, sedimentologia e recursos minerais coordenando o Projeto Fosfato Brasil, no âmbito da Superintendência de Belém.





Exposição dos mapas institucionais

Pesquisador Alexandre Lago

Analista em geociências Patricia Lage

Lançamento do Mapa Geotectônico da América do Sul

Pesquisadores Abrãao Melo e Sheila Gatinho



Pesquisador Marcelo Vasquez

Pesquisadora Junny Oliveira

Pesquisadora Regina Silva

Pesquisadores Cintia Gaia e Edesio Macambira




Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400