sexta-feira, outubro 27

CPRM participa de estudos hidrológicos para gestão estratégica das águas subterrâneas em Belém

A definição de estratégias de gestão das águas subterrâneas da cidade de Belém e municípios adjacentes foi tema de seminário realizado pela primeira vez no dia 19 de outubro no auditório do Centro de Educação da Universidade Federal do Pará.

Pesquisador em Geociências e Gerente de Hidrologia e Gestão Territorial – GEHITE-BE, Homero Melo Junior

No projeto, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) constitui a Comissão Técnica de Avaliação e Fiscalização (CTAF), juntamente com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA), além das Secretarias Municipais de Meio Ambiente de Belém, Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara, Benevides e Santa Isabel do Pará. O projeto é financiado pela Agência Nacional de Águas (ANA) e executado pela Profill Engenharia e Ambiente.

O pesquisador em Geociências e gerente de Hidrologia e Gestão Territorial (GEHITE-BE), Homero Melo Junior, é o representante titular da CPRM na comissão. Na programação do evento, apresentou a palestra intitulada “O estado da arte do conhecimento hidrogeológico da região de Belém e a atuação da CPRM” onde demonstrou a evolução do conhecimento das águas subterrâneas na região desde os anos 70 até a evolução tecnológica que propiciou a construção de poços profundos (até 300 m) nas décadas de 80 e 90, além dos projetos desenvolvidos pela CPRM no início dos anos 2000, culminando no monitoramento desenvolvido na região pelo Projeto RIMAS.

O evento foi considerado um sucesso e contou com a participação maciça de membros da sociedade civil organizada, como pesquisadores, professores, estudantes, gestores públicos e a população. “O projeto financiado pela ANA representa um marco no conhecimento das águas subterrâneas locais e fomentará substancialmente a gestão dos recursos hídricos da região com a maior densidade demográfica da Amazônia brasileira”, avaliou. 

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 

(61) 2108-8400