segunda-feira, setembro 4

Pesquisadora da Sureg-PA defende dissertação de mestrado

A pesquisadora em Geociências, Adriana Burin Weschenfelder, lotada na Superintendência Regional de Porto Alegre (Sureg-PA) do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), defendeu, recentemente, a tese de mestrado “Tendências de Precipitação Pluvial Diária e Projeção de Cenários Aplicados à Nova Curva IDF para Porto Alegre”. Na pesquisa realizada por Weschenfelder, foram analisadas possíveis tendências de aumento da variável precipitação em nove estações pluviométricas na sub-bacia 87, incluindo Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul.

Adriana Burin Weschenfelder faz apresentação da sua dissertação na universidade


Levando em consideração que os eventos extremos são responsáveis por muitos problemas, principalmente em áreas urbanas, e que a frequência e a magnitude dos eventos podem aumentar com as alterações climáticas, foi avaliado o impacto de projeções de alterações climáticas, previstas pelos modelos do Intergovernmental Panel on Climate Changes (IPCC) para Porto Alegre. Para análise utilizou-se o modelo Long Ashton Research Station - Weather Generator (LARS-WG), um gerador estocástico capaz de gerar cenários climáticos em escala local.

O estudo foi concluído no dia 29 de agosto na instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Alguns empregados da superintendência regional de Porto Alegre prestigiaram a colega durante a apresentação da dissertação na universidade.

Marcia Pedrollo, Luciano Trasel, Rejane Bao, Giane Moura, Adriana Weschenfelder, Karine Pickbrenner, Andrea Germano e Francisco Marcuzzo