quarta-feira, setembro 27

Museu de Ciências da Terra recebe Embaixador da Holanda


Equipe da CPRM e delegação holandesa
No dia 19 de setembro, na inauguração a exposição para celebrar a 11ª. Primavera dos Museus, o Museu de Ciências da Terra recebeu a visita do Embaixador para Recursos Naturais da Holanda, Dirk Jan Koch, acompanhado pelo cônsul-geral, Roland Marin, pelo cônsul-geral adjunto, Marten Rusch, e pela assessora de imprensa da embaixada, Patrícia Torres Melo.

A delegação foi recebida por empregados designados pela diretoria-executiva, Nathalia Roitberg, gestora do museu, Denise Pimentel, chefe da Divisão de Marketing, pelas pesquisadoras em geociências Adriana Gomes e Fátima Nascimento, da curadoria do museu, Carlos Eduardo Ganade, Assessor da Diretoria de Relações Institucionais e Leda Maria Fraga, pesquisadora em geociências da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais.
Fátima Nascimento e Adriana Gomes o acompanharam em visita mediada não só pelas exposições permanentes, como também pelo vasto acervo de rochas e minerais.

Posteriormente os presentes se reuniram na Presidência da CPRM, onde o assessor. Carlos Ganade fez uma apresentação sobre a atuação da CPRM e o projeto de revitalização do museu contemplando um Centro de Ciências com laboratórios integrados.
Os enviados especiais da Holanda trouxeram questionamentos em relação a sustentabilidade da mineração no Brasil, e o contexto atual, e foi consentido  que o museu é o espaço para abrir o canal com a sociedade e que diante das riquezas naturais do país deve-se buscar soluções efetivas para a mineração sustentável.

A visita mediada foi solicitada diretamente pelo e-mail institucional do museu pela assessoria de comunicação da embaixada da Holanda, o que indica o reconhecimento da importância da instituição, consolidando o MCTer como ferramenta indispensável à divulgação geocientífica da CPRM, ampliando o seu alcance e abrindo portas para possibilidades de cooperação internacional.