segunda-feira, setembro 18

Exposição resgata história e legado de Antônio Dias Leite

Ana Luiza e Júlia Leite, filha e neta de Dias Leite, Eduardo Ledsham diretor-presidente CPRM
e Clovis de Carvalho, diretor executivo da Vale

A exposição “Antônio Dias Leite, o Pensamento e a Ação para o Desenvolvimento inaugurada na sexta-feira (15/9), no Museu de Ciências da Terra (MCTer), no Rio de Janeiro, reuniu amigos, familiares e representantes de instituições que atuam nos setores de energia e mineração no Brasil. Durante o evento, o prédio histórico que abriga o MCTer também foi batizado com o nome de Dias Leite, homenagem do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) ao seu fundador.


Iniciativa da CPRM, a exposição contou com o patrocínio da Vale e apoio da Geosol – Geologia e Sondagens, e busca resgatar a memória e preservar o legado do professor Dias Leite, destacando sua contribuição para o crescimento dos setores de energia e mineração no país.

Inauguração da exposição no Museu de Ciências da Terra
“A família está honrada com essa homenagem. Ter o nome de meu pai associado as suas realizações é uma forma de tornar viva sua memória”, disse emocionada Ana Luiza Leite, filha do professor Dias Leite, presente na solenidade juntamente com os demais familiares.  

Para Clovis de Carvalho, diretor executivo da Vale, em sua passagem pela presidência da empresa, Dias Leite deixou um legado, como por exemplo, a internacionalização da mineradora, que sob sua gestão passou a comercializar minério no exterior. Carvalho elogiou a iniciativa da CPRM, por “tornar pública uma história importante”.

Além de fotos e texto, a exposição traz depoimentos em vídeo
 de amigos e profissionais que trabalharam com Dias Leite
O diretor-presidente da CPRM, Eduardo Ledsham, destacou que Antônio Dias Leite combinava uma inteligência excepcional com capacidade de trabalho. “Acompanhado de um firme pragmatismo deixou um legado no país e um exemplo de homem público. Esta exposição resgata parte desta história e busca preservar a sua memoria para que gerações futuras possam conhecer seu trabalho que contribuiu de maneira significativa para o desenvolvimento do Brasil”, afirmou.  

Lesdsham destacou que Dias Leite foi um homem à frente de seu tempo. “Sua obra merece ser preservada e divulgada, e não haveria lugar melhor do que no Museu de Ciências da Terra, cujo prédio histórico recebe o nome do nosso fundador, e também sediará as atividades do Instituto de Ciência e Tecnologia do Serviço Geológico do Brasil. Uma homenagem que representa nossa gratidão e respeito”, disse.

Nathalia Winkelmann Roitberg, responsável pela gestão do  MCTer falou sobre a importânica  do museu  que  reúne  um dos  mais  ricos acervos de minerais, rochas, meteoritos e fósseis da América Latina, além de atividades educativas e culturais, oficinas e exposições temporárias. “O museu está vivo! Esse imponente edifício é um lugar de memória. Guardamos nos museus aquilo que merece ser preservado. Guardamos as memórias, a história, guardamos os afetos,” disse Nathalia.

A exposição busca resgatar a memória e o legado de Dias Leite
Com curadoria de José Luiz Alquéres, além de textos e fotos, a exposição traz ví­deos com depoimentos do próprio Dias Leite, de especialistas e profissionais que com ele conviveram, como Eliezer Batista, Israel Klabin, Marcílio Marques Moreira, Maria Conceição Tavares e Breno Augusto dos Santos.

A exposição ficará aberta para visitação pública no hall de entrada do Museu de Ciências da Terra e depois será transferida para uma sala permanente no museu.

Durante a solenidade, o prédio histórico que abriga o Museu de Ciências da Terra recebeu
o nome do professor Dias Leite, uma homenagem da CPRM


Serviço
Museu de Ciências da Terra
Endereço: Av. Pasteur, 404 - Urca | Rio de Janeiro/RJ – CEP.: 22290-240.
Horário de Funcionamento: As visitas podem ser feitas de terça a domingo, das 10h às 16h. Atendimento: A entrada é gratuita. A visita de grupos deve ser agendada por telefone (9h às 12h ou 14h às 17h) ou por e-mail.
Telefones: (21) 2546-0342 / Agendamento: (21) 2295-7596;
e-mail: educamcter@cprm.gov.br


Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400