quarta-feira, setembro 20

CPRM sedia Seminário de Gestão de Resíduos Sólidos

O Escritório do Rio de Janeiro do Serviço Geológico do Brasil sediou o Seminário de Gestão de Resíduos Sólidos nos dias 11 a 15 de setembro, com o objetivo de abordar os problemas relacionados aos resíduos de maior impacto gerados em nossa sociedade, como os recicláveis, orgânicos, serviço de saúde e industriais. O seminário foi em parceria com o Projeto Compartilhando Ideias Sustentáveis, que reuniu os órgãos das três esferas da administração pública do Estado do Rio de Janeiro, para, de forma gratuita, fomentar a sustentabilidade e oferecer capacitação, buscando conceitos atuais de responsabilidade socioambiental.
Ana Paula Petito, Coordenadora da Comissão Nacional de Sustentabilidade
e Coleta Seletiva Solidária da CPRM





 As boas-vidas foram dadas pela chefe do Departamento de Recursos Humanos, Alessandra Villar, que representou o Diretor da área de Administração e Finanças, Juliano Oliveira.
Durante a semana, os mais variados temas sobre sustentabilidade fizeram parte das palestras, mostrando aos espectadores a gama de trabalhos desenvolvidos na área, sucessos e dificuldades, bem como conceitos e legislações, buscando soluções para o gerenciamento adequado de resíduos sólidos, o que tem sido um desafio para os setores público e privado.
Ana Paula Petito, Coordenadora da Comissão Nacional de Sustentabilidade e Coleta Seletiva Solidária da CPRM, ministrou palestra sobre a experiência no treinamento e coleta solidária na empresa, e o êxito alcançado com o processo, bem como exibiu o documentário “Lixo Extraordinário”, finalizando com um bate-papo com um dos integrantes do filme, Tião Santos. “O objetivo do treinamento foi apresentar, de forma prática e objetiva, a metodologia utilizada pela CPRM aos demais órgãos públicos do Rio de Janeiro, para que os mesmos possam implementar a Coleta Seletiva Solidária de uma maneira mais eficaz”, ressaltou Petito.

Documentário “Lixo Extraordinário” e mudança de vida
Tião Santos, presidente da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho

Este documentário retrata o trabalho do artista plástico Vik Muniz com os catadores do lixão Jardim Gramacho, que é o maior da América Latina, onde utilizou materiais encontrados no lixo para formar imagens dos trabalhadores locais, retratando a realidade de extrema pobreza dessas pessoas e os problemas ambientais.
Quanto a Tião Santos, ele desde criança viveu no lixão, junto com seus familiares, e hoje é o presidente da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho, e que lutou para que o aterro fosse fechado e todos os catadores indenizados pelo tempo de serviço prestado. “O meu sonho sempre foi mudar a minha comunidade”, salientou.
Após o lançamento do documentário, Tião começou a dar palestras em empresas nacionais e internacionais, como também em escolas sobre coleta seletiva e lançou livro sobre sua trajetória.
“O brasileiro entende de sustentabilidade tanto qualquer  cidadão do primeiro mundo, só que na hora de por em prática eles conseguem e nós não por falta de infraestrutura, de planejamento. Temos que mudar nossa cultura. Se destinarmos  o nosso resíduo corretamente ele vai ser fonte de inclusão social,  cidadania, geração de trabalho e renda para as pessoas. São pequenos gestos que fazem a diferença”, finalizou.

A importância da participação voluntária de Tião Santos no seminário se deu pelo seu engajamento no tema de sustentabilidade, visto que apesar de ser uma figura representativa e ter sido indicado ao Oscar, por conta do documentário “Lixo Extraordinário, manteve as raízes em sua comunidade de origem, reivindicando e lutando pelos direitos dos catadores.