sexta-feira, setembro 22

CPRM participa de encontro que enfatiza potencial da mineração para recuperação de solos

Os geólogos Lauro Gracindo Pizzatto, José Márcio Remedio e a geóloga  Magda Bergmann do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participaram nos dias 14 e 15 de setembro do 1º Encontro Sul-Matogrossense de Mineração, realizado em Campo Grande. Marcio Remedio apresentou a empresa e discorreu sobre os trabalhos de mapeamento geológico realizados pela CPRM no Estado. Magda Bergmann mostrou  o trabalho Remineralizadores: uma revisão dos trabalhos da CPRM focada na Instrução Normativa 05/2016 do Ministério de Agricultura (MAPA). O evento foi promovido pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). A abertura contou com a presença do superintendente do DPNM do Mato Grosso do Sul, Alexandre Monteiro Rezende e palestra A Agência Nacional de Mineração - Importância para o desenvolvimento do setor no Brasil, ministrada pelo secretário de Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), Vicente Lôbo.

Encontro de Mineração em Mato Grosso do Sul

Com objetivo de debater inovação e desenvolvimento do setor mineral, o encontro buscou destacar a possibilidade de interface entre os setores de mineração e agricultura, apresentando práticas com o uso de minérios que visam a recuperação de solos degradados, devolvendo características químicas e físicas da terra, base para produção agropecuária. A geóloga Magda Bergmann explica que o pó de rocha pode substituir fertilizantes trazendo como principal vantagem a economia. “Em alguns empreendimentos minerários o aproveitamento de materiais descartados significa dar destino para pilhas de descarte de mineração, que quase sempre causam conflitos de uso agrário do solo e de poluição com o desprendimento de particulados na atmosfera e se for usado como remineralizante pode agregar um subproduto importante para atividade minerária”, destacou.

Levantamento do DNPM indica que mais de 8 milhões de hectares de solo no MS precisam ser recuperados para produzir com mais eficiência e qualidade, segundo o superintendente do DNPM, Alexandre Monteiro Rezende. Ele  relatou a importância do Programa de Revitalização da Indústria Mineral Brasileira, lançado pelo Governo Federal que contempla três medidas provisórias para atualizar, dar mais competitividade e ampliar investimentos no setor mineral, entre elas, a criação da Agência nacional de Mineração (ANM). A mineração no MS corresponde a quase 1% do PIB do Estado, com o setor voltado à produção de ferro, manganês e construção civil. Com as pesquisas que apontam o benefício que a mineração pode trazer para o setor agropecuário, amplia-se potencial para o setor mineral do MS.