segunda-feira, setembro 25

CPRM, ANA E USGS realizam workshop para aperfeiçoamento da Rede Hidrometeorológica Nacional

Com o objetivo de aperfeiçoar e modernizar a Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN) de interesse da União, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) promoveu em conjunto com o Serviço Geológico dos EUA (USGS) e Agência Nacional de Águas (ANA) o Workshop sobre Garantia da Qualidade do Dado, realizado no período de 11 a 15 de setembro na ANA, com transmissão via web para todas as unidades da CPRM. O evento, que teve a participação de especialistas da CPRM, do USGS e da ANA, fez parte do Memorando de Entendimento entre as instituições para dar prosseguimento ao plano de implementação da Rede Hidrometeorológica Nacional de Referência (RHNR), em curso, através discussão e treinamento sobre os principais processos que envolvem a garantia de qualidade do dado.

Equipe da CPRM e técnicos da ANA e da USGS na abertura do workshop sobre Garantia da Qualidade de Dado

Na oportunidade, foram proferidas apresentações pelos cientistas do USGS, Drs. Antony Gotald, Brian McCallum e Jeanne Robbin sobre as metodologias aplicadas pelo USGS no tratamento, armazenamento e difusão do dado hidrológico interagindo com os demais especialistas sobre a experiência brasileira neste tema. Também foram apresentados, pelos servidores da ANA, o Plano de Implementação da RHNR e o Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (QUALIÁGUA). Neste evento, a CPRM participou com 15 especialistas do Departamento de Hidrologia e de todas as Unidades Regionais da CPRM. Todos, diretamente envolvidos na implementação da RHNR, tiveram a oportunidade de interagir com os representantes do USGS e da ANA, na análise dos processos e na formulação das diretrizes para garantia da qualidade dos dados hidrológicos.

Conforme o chefe do Departamento de Hidrologia, Frederico Cláudio Peixinho, o aprimoramento da RHN representa uma grande mudança de paradigma tanto no planejamento como de operação da RHN, envolvendo aspectos metodológicos, tecnológicos, de infraestrutura e de habilidades gerenciais e técnicas, exigindo conscientização e participação integrada de todos os entes envolvidos neste vigoroso processo de mudança. “A Rede Hidrometeorológica Nacional de Referência (RHNR), parte integrante da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), em implantação pela CPRM, foi conceituada como sendo uma rede a ser operada em nível de excelência e com tecnologia de última geração, a fim de prover dados confiáveis, representativos e tempestivos, para conhecimento e gestão de recursos hídricos objetivando a proteção da vida e da propriedade e o avanço da pesquisa científica no Brasil”, ressaltou.