A Residência de Porto Velho do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) recebeu a visita técnica dos pesquisadores do Serviço Geológico alemão (BGR) no mês de maio. A parceria é uma ação do Projeto Identidade Mineral da Província Estanífera de Rondônia, firmada entre a CPRM e o BGR. O encontro tem como objetivo a caracterização do minério estanífero de Rondônia e a otimização dos processos de recuperação da cassiterita e aos extensos rejeitos de mineração acumulados desde o início do processo de lavra.
Durante o encontro os participantes apresentaram os resultados preliminares de análises laboratoriais feitas em Hanôver, Alemanha, a partir de amostras coletadas na Província Estanífera de Rondônia no final do ano de 2016 pela equipe do projeto.
Técnicos da CPRM e da BGR realizando coleta de minério para testes de processamento mineral |
Participaram da reunião os geólogos Herwig Marbler, Simon Goldmann do BGR, Marco Túlio Naves de Carvalho, Rodrigo Rodrigues Adôrno, Luiz Gilberto Dall’Igna e os pesquisadores em geociências, Lucy Takehara Chemale e Tiago Buch.
O geólogo Tiago Buch, ressalta esperar que os resultados do projeto permitam gerar dados que estimulem a produção de cassiterita no estado. A identificação de subprodutos pode favorecer a implementação de novas tecnologias para extração de outros minerais denominados subprodutos ou co-produtos da cassiterita. “O estanho tem uma participação essencial e crescente na indústria, por isso é relevante mostrar que, mesmo após décadas de mineração, o Estado de Rondônia apresenta enorme potencial ainda a ser explorado em relação a esse metal”, ressalta o geólogo.
Os trabalhos de amostragem foram desenvolvidos nos depósitos estaníferos de Cachoeirinha, Santa Bárbara, Bom Futuro e Massangana. As amostras coletadas serão preparadas na Residência de Porto Velho e posteriormente enviadas à Alemanha, onde os testes de processamento mineral serão desenvolvidos.
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400