sexta-feira, abril 28

Divisão de Geodinâmica implanta o sistema LA-ICP-MS no LAMIN-RJ

Instalações do Laboratório de Análises Minerais

A combinação entre as técnicas de ablação a laser e espectrometria de massas para análises in situ em material geológico tornou-se nos últimos 30 anos uma poderosa ferramenta geocientífica. A grande disseminação do sistema LA-ICP-MS (Laser Ablation – Inductively Coupled Plasma – Mass Spectrometer) aplicado ao estudo de minerais e rochas de interesse permitiu a geração de uma gama de dados de alta qualidade em curto prazo, atrelando boa resolução espacial e baixos limites de detecção.


No ano passado o Serviço Geológico do Brasil adquiriu um sistema de laser, o modelo NWR213 da ESI/Photonics que foi recentemente acoplado ao espectrômetro de Massas instalado no LAMIN-RJ para análises de solução aquosa. “A implantação desta técnica permitirá que a CPRM produza dados de relevância para seus projetos, com custos relativamente baixos. Poderão ser desenvolvidos ainda metodologias como a análise de elementos, traço de silicatos, óxidos, fosfatos, sulfetos, determinações isotópicas e análises de inclusões minerais, que fornecerão suporte às diversas pesquisas da empresa, em especial no entendimento sobre origem, geração e mecanismos de processos mineralizadores”, explica o chefe da Divisão de Geodinâmica da CPRM. Carlos Ganade.

Em março deste ano a pesquisadora Sandra Andrade, da Universidade de São Paulo, com mais de 30 anos de experiência em técnicas microanalíticas, esteve no laboratório para prestar uma consultoria e trocar ideias de cooperação científica com a equipe da Divisão de Geodinâmica.

Em uma semana foram realizados testes analíticos, bem como o repasse de procedimentos instrumentais. As atividades programadas foram lideradas pela Pesquisadora em Geociências Lynthener Bianca Takenaka, contando também com a participação dos pesquisadores Joseneusa Brilhante, Carlos Ganade, Cabrini Souza, Ana Barandas, Pamela Lourenço e Maria Alice Ibañez (Chefe do LAMIN).

Até o momento os resultados preliminares em granadas do Projeto Diamante Brasil demonstraram um bom desempenho da máquina para análises de elementos traço em silicatos. Atualmente existem testes em curso para a realização de análises isotópicas U-Pb em grãos de zircões padrões (BB e Temora), sendo este um desafio para o futuro. Como próximo passo serão realizadas a otimização programada para calibração do sistema e a verificação sistemática de novas metodologias que possam agregar informações importantes aos projetos da empresa.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400