sexta-feira, março 24

SUREG/SA continua atividades de treinamento dos novos contratados da CPRM


Indução de Segurança promovido pela CIPA (SUREG/Salvador) para as equipes da Gerencia de Hidrologia e Gestão Territorial que iram para campo

Foi iniciada mais uma etapa da campanha de operação da Rede Nacional de Monitoramento Hidrológico. Os novos contratados da Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial e toda equipe envolvida nessa etapa, receberam uma Indução de Segurança da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), no último dia 13 de março.

Dando prosseguimento ao processo de treinamento e adaptação à rotina de operação, os novos contratados, aprovados no concurso de 2016, irão realizar visitas programadas a Bacia do rio Vaza Barris, Bacia do rio Itapicuri, trecho norte da Bacia do rio São Francisco, Bacia do rio Pojuca e Bacia do Rio Paraguaçu, respectivamente. As visitas, durante o mês de março, serão acompanhadas por técnicos experientes e terão dez estações de monitoramento da SUREG/SA como referência.

Equipe preparada para saída de campo

Para essa campanha, todas as equipes passaram por treinamentos prévios. Na oportunidade em questão, foi apresentado o Mapa de Logística, desenvolvido na SUREG/SA e ainda em atualização, contendo informações técnicas, área de atuação, pontos de monitoramento hidrológico e roteiros de serviço. Além da relação dos telefones úteis, como aeroportos, Defesa Civil, Polícia Rodoviária, hospitais de referência, postos atendimento antiveneno etc.

Desenvolvido pela equipe de Engenharia de Segurança do Trabalho, através do Departamento de Recursos Humanos (DERHU) e do Centro de Saúde Ocupacional (CSO), o "Manual de orientações sobre Segurança e Higiene no Trabalho em atividades da Hidrologia em rios poluídos por esgotos domésticos” também foi apresentado à equipe.

No documento, estão contidas informações sobre as principais doenças causadas pelo contato com água contaminada, bem como a listagem dos equipamentos de proteção individual necessários para o desenvolvimento de várias atividades de campo referentes aos processos de medição de variáveis hidrológicas e de manutenção das estações de monitoramento.

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br

(61) 2108-8400