segunda-feira, março 27

Rede Sismográfica informa que não houve terromoto em Salvador


Na Figura 1 é possível observar a diferença entre um registro sísmico de magnitude 3.2
ocorrido em Poços de Caldas (MG), em (12/2), com os dados registrados para o tremor de Salvador

A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) informa que não registrou evento sísmico em Salvador, na manhã desse domingo (26/3), quando moradores de diversos bairros da capital baiana e da região metropolitana de Salvador relataram ter ouvido forte barulho parecido com trovão, seguido de suposto tremor que balançou janelas, portas e assustou os moradores.

O Laboratório de Sismologia do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), integrante da RSBR, informa que as descrições de intensidade do tremor e sua área de abrangência deveriam se relacionar a eventos sísmicos com magnitude maior ou igual a 3.0 na escala Richter e que, após analisar os dados das estações da RSBR próximas a Salvador, não obteve registro de eventos sísmicos próximos ao horário em que foi relatado o suposto tremor.

A entrada de um meteorito na atmosfera está entre uma das possíveis causas para o evento, que poderia ocasionar estrondo desta intensidade, como já reportado em outros lugares. No dia 15/02/2013 fenômeno similar ocorreu na Rússia e foi filmado pela população, sendo possível observar o estrondo aos 0:31 segundos do vídeo apresentado no link a seguir.

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=QvnrGzo8ljI

O Laboratório de Sismologia da CPRM se coloca à disposição para qualquer informação adicional pelo e-mail: sismologia@cprm.gov.br.