quinta-feira, janeiro 26

Encontro discute planejamento estratégico da empresa

Diretor-presidente apresentou o cenário atual e os desafios para os próximos anos

Rio de Janeiro ­ O diretor-presidente Eduardo Ledsham reuniu a diretoria executiva, superintendentes regionais, chefes de residências e gestores para debater a implantação do planejamento estratégico e o portfólio de projetos da empresa para os próximos cinco anos. Na abertura Ledsham contextualizou o cenário atual e os desafios da instituição. O encontro contou com a presença do novo presidente do Conselho de Administração, Otto Bittencourt.

Presidente do Conselho de Administração
participou do encontro
Durante o encontro, Ledsham anunciou a implantação de um programa de redução de custo, tendo em vista restrições orçamentárias. Destacou também ações em andamento para fazer frente aos desafios, como por exemplo: adequação do estatuto da empresa, exigência legal com o advento da lei das estatais. “Essa iniciativa vai permitir clareza ao processo decisório, exatidão nos controles internos, transparência e eficiência na gestão”, disse.



Ele citou convênio firmado entre a Secretaria de Geologia e Mineração do Ministério de Minas e Energia, CPRM e Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), que possibilitou análise técnica de 22 mil áreas que serão colocadas em disponibilidade pelo DNPM e o apoio técnico que a CPRM está dando ao DNPM para fiscalização de barragens de mineração do país.

Isabela Duarte Giffoni coordenadora do grupo de trabalho
sobre planejamento estratégico explicou a metodologia 
que será usada para elaboração do trabalho
Ledsham afirmou que vai fortalecer programas de hidrologia, hidrogeologia e gestão territorial, ampliar convênio com a ANA e extensão de novos convênios com municípios, além de apresentar diretrizes estratégicas para expansão do programa de águas subterrâneas no semiárido.

O diretor-presidente comunicou que saúde e segurança dos empregados é valor prioritário em sua gestão e que já está em fase de implantação o sistema para atender essa demanda. Disse que vai implantar indicadores de gestão, buscando aumento da eficiência e produtividade. 

Suliman Tadei de Souza explicou a situação 
orçamentária e financeira da empresa
Oportunidades – Ledsham destacou ainda oportunidades de atuação da instituição, como intensificar a disponibilidade de dados para a sociedade, utilizar ao máximo a capacidade onde a CPRM atua com programas de formação nas escolas, melhorar a percepção da empresa junto à sociedade, governos Federal, Estadual e Municipal, além de reduzir a burocracia e intensificar investimentos em tecnologia da informação. 

O diretor-presidente informou que vai fortalecer a área de recursos humanos, implantar definitivamente a solução do ponto eletrônico, e do programa de transferência de empregados e lançar o programa de desligamento voluntário, além do novo Plano de Cargos e salários. 

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br 

(61) 2108-8467/8468/ 98659-7240