terça-feira, janeiro 3

CPRM convoca técnicos em hidrologia aprovados em concurso público

Para atender a importante atividade de monitoramento hidrológico – atribuição institucional da CPRM – por meio da qual são gerados dados e informações hidrológicas em suporte a política de recursos hídricos relacionada com a gestão e aproveitamento racional das águas, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) convocou os aprovados do concurso público para técnico em hidrologia, realizado em 2016, a comparecerem nas unidades regionais da empresa para apresentação de documentação e assinatura do contrato de trabalho.


No total foram 52 convocados que irão trabalhar nas Superintendências Regionais de Belém, Belo Horizonte, Goiânia, Manaus, Recife, Salvador, Porto Alegre e São Paulo, escritório do Rio de Janeiro e Residências de Porto Velho, Fortaleza e Teresina.

Os aprovados passarão por um período de ambientação de três meses de duração, divididos em três fases tendo como objetivo conhecerem amplamente a instituição e as atividades desenvolvidas por ela, sua importância para o Brasil e, principalmente, a rotina do cargo de técnico de hidrologia na CPRM.

Para auxílio nessa etapa os novos concursados contarão com o apoio valioso de empregados mais experientes da CPRM que foram batizados como “Gentis Ambientadores”, eles terão como missão apoiar a chegada dos novos empregados de acordo com o direcionamento dado pelos Departamentos de Recursos Humanos – DERHU e de Hidrologia (DEHID).

Na primeira fase da ambientação estão programados cursos técnicos e comportamentais online, disponíveis em um ambiente específico criado na Intranet assim como conhecimento das equipes, organograma, responsabilidade das áreas administrativamente e técnica assim como a rotina do técnico de hidrologia.

Na segunda fase, realizarão atividades de campo juntamente com as equipes de operação da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN). Nesta campanha os novos concursados deverão exercer funções de observação e apoio a equipe de operação, tomando conhecimento dos processos de trabalho que envolve o monitoramento hidrológico.

Na terceira fase a ambientação continuará sendo no campo, mas não mais só observando e sim realizando atividades de técnico só que de forma supervisionada na manutenção e operação da Rede.   Em cada uma das fases os novos colaboradores deverão elaborar relatórios que serão entregues ao DEHID e ao DERHU, para checagem do quanto conseguiram absorver nesse período. Ainda está previsto que a DIDEHU realize entrevistas individuais de adaptação com objetivo que apoiar a área técnica na adequação dos novos às atividades.

Após esta etapa de ambientação está sendo planejado a realização de Curso de Formação de Técnico de Hidrologia para os novos colaboradores. É importante destacar que a CPRM esta empreendendo uma importante e significativa mudança de natureza tecnologia, cultural e de métodos de trabalho na operação da RHN, em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA) e a colaboração do Serviço Geológico americano (USGS), e novos colaboradores irão agregar valor diante destes desafios.  



Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8467/8468/ 98659-7240