terça-feira, dezembro 13

CPRM lança estudo sobre agregados para construção civil da região metropolitana de Natal

Estudo apresenta alternativas para transformar exploração de brita em um ambiente
 socialmente sustentável


O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), lançou na tarde da última terça-feira (06/12), o informe de recursos minerais com foco para a construção civil na Região Metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte. O evento aconteceu na sede do CREA e contou com a participação do diretor de Geologia e Recursos Minerais (DGM), José Leonardo Andriotti, além de vários players do setor.


O encontro, promovido em conjunto com o CREA, teve a finalidade de divulgar  à sociedade informações sobre os minerais utilizados na indústria da construção civil. O Estudo apresenta áreas de ocorrência, além de reservas potenciais para exploração.
Responsável pela apresentação dos trabalhos, o chefe da Divisão de Rochas Minerais Industriais (DIMINI), Vanildo Almeida, também apresentou alternativas para transformar o local de exploração de brita em um ambiente socialmente sustentável e falou da grande preocupação com o meio ambiente. "Nossa responsabilidade é de apresentarmos este trabalho de maneira que nos possibilite explorar o nosso bem mineral sem prejudicar o meio ambiente", disse Vanildo.
O diretor Andriotti avaliou positivamente o encontro, destacando a relevância do estudo apresentado, oferecendo também parâmetros geológicos para futuros trabalhos de ordenamento territorial, de forma a propiciar uma convivência harmoniosa entre a urbanização e a exploração mineral.
"Essa é a nossa hora, enquanto companhia de pesquisa, de darmos o retorno à sociedade. Nós queremos mostrar este produto a todos vocês que nos acolheram”, finalizou.
A chefe do Núcleo de Apoio de Natal (NANA), Maria da Guia Lima, também fez a apresentação da Folha São José de Mipibu, que abrange a municípios da Região Metropolitana de Natal e também do litoral do estado do Rio Grande do Norte.
Estiveram presentes no encontro, a vice-presidente do CREA-RN, Ana Adalgisa Dias Paulino e o superintendente do DNPM no Rio Grande do Norte, Octávio Santiago Filho. Além de representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), empresários do setor e estudantes.
                               Estudo oferece  também parâmetros geológicos para futuros trabalhos de                                                                                           ordenamento territorial  no Estado 


Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8467/8468/ 98659-7240