quinta-feira, novembro 17

Superintendência do Recife articula convênio com a Codevasf

Reunião entre Sureg-RE e Codevasf discutiu ações para o semiárido


Pernambuco - O Superintendente Regional do Recife, Sérgio Coutinho, recebeu, na segunda-feira (07/11), o superintendente Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Aurivalter Cordeiro, para discutir ações das instituições na região do semiárido e parceria para fomentar o desenvolvimento de políticas públicas na captação e abastecimento d’água para os municípios que sofrem com a estiagem.


O superintendente da Codevasf assistiu à apresentação das ações da CPRM, que tem realizado pesquisa e monitoramento de águas subterrâneas, executando um trabalho contínuo de atualização das informações de poços perfurados. As ações são feitas por meio do Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (SIAGAS), que é composto por uma base de dados de poços permanentemente atualizada.

Troca de informações pode gerar cooperação 
entre as instituições
Durante o encontro ficou evidente a competência técnica que ambas as instituições possuem e que uma cooperação entre elas otimizará a perfuração ou revitalização dos poços já existentes. Uma das vantagens para os gestores municipais é a economia com a locação de carros-pipa.

Cordeiro apresentou aos colaboradores da CPRM o Observatório do Desenvolvimento Regional (ODR), uma ferramenta do Ministério da Integração Nacional para acesso público com informações georreferenciadas, utilizada pela Codevasf.

O representante da Codevasf elogiou os trabalhos desenvolvidos na área de hidrologia pela CPRM. “Vocês possuem ferramentas excepcionais que podem melhorar a qualidade da vida das pessoas que sofrem com a falta de água no nosso Estado", afirmou.


Já Sérgio Coutinho avaliou o encontro como positivo e assegurou que a união das empresas pode contribuir para a redução do déficit hídrico na região do semiárido pernambucano.


Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8467/8468/ 98659-7240