terça-feira, junho 21

Palestra debate o Projeto Caçapava do Sul em Minas do Camaquã

Engenheiro Cézanne e o superintendente da CPRM Andriotti

No dia 17 de junho, a Superintendência Regional de Porto Alegre (Sureg-PA) recebeu o engenheiro de minas, Paul Cézanne, da Votorantim Metais, para uma palestra sobre o Projeto Caçapava do Sul em Minas do Camaquã, município de Caçapava do Sul – RS.

A visita foi a convite do superintendente José Leonardo Andriotti, para conhecimento do projeto de implantação de uma mina, que terá início em 2018 e a sua explotação no final de 2019, desde que sejam cumpridos os prazos para emissão das licenças necessárias. 


O Projeto apresenta metas sustentáveis que incluem recirculação de 75% da água industrial, melhoria na eficiência energética de suas operações e na redução e reaproveitamento de resíduos gerados.

Uma alternativa tecnológica considerada de grande importância para este projeto de mineração é a adoção da forma de disposição dos resíduos em pilhas de rejeitos a seco. Esta estrutura substitui a tradicional barragem com água pra a contenção de rejeitos.

Segundo José Luciano Stropper, geólogo da Gerência de Geologia e Recursos Minerais da Sureg-PA, a palestra mostrou um panorama geral do projeto de zinco, chumbo e cobre conhecido por Santa Maria. Foi possível ter uma noção do plano de aproveitamento econômico da jazida, dimensionamento da lavra, da estrutura necessária para beneficiamento do minério, assim como da logística envolvida. “Também, por diversas vezes, foram ressaltadas as preocupações da Votorantim com o meio ambiente”, disse Stropper.

A Votorantim Metais é uma empresa do Grupo Votorantim, que está presente em quatro países, sendo uma das cinco maiores produtoras de zinco do mundo.