terça-feira, junho 7

Departamento de Empresas Estatais analisa Programa de Desligamento Incentivado da CPRM

O Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST), órgão do Ministério do Planejamento, está analisando a proposta do Programa de Desligamento Incentivado e de Sucessão Programada (PDISP) do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). No mês passado, o DEST recebeu do Ministério de Minas e Energia (MME) um parecer favorável ao Plano da CPRM.

O programa é direcionado aos empregados do quadro permanente, com idade igual ou superior a 58 anos, já aposentados pelo INSS ou em condições de requererem a aposentadoria de forma voluntária. Dentro de um efetivo de 1.763 colaboradores, na ocasião da proposta, a empresa possui 443 que se encaixam no perfil do PDISP, um contingente significativo de 25% do seu quadro.

A proposta prevê a renovação do quadro de pessoal de forma planejada e sistematizada para adequar os efetivos da CPRM aos desafios na condução de suas atividades. Uma das prioridades é manter a política da empresa e práticas de gestão de pessoas alinhadas à estratégia da CPRM.

O Plano prevê como incentivo indenizatório 50% da remuneração fixa por ano trabalhado, limitado a 35 anos, com piso de R$ 50.000,00 e teto de R$ 350.000,00, além de um complemento equivalente à multa de 40% sobre os depósitos do FGTS para fins rescisórios na data do efetivo desligamento do empregado.

A proposta da CPRM prevê, como incentivo social, a partir da data do desligamento, a manutenção progressiva do custeio da Assistência Médica e do Seguro de Vida em Grupo: no 1º e no 2º ano, ficam mantidos os atuais 70% por parte da empresa; 60% no 3º ano;  50% no 4º ano; 30% no 5º ano; cessando a partir do 6º ano.

O último plano de demissão incentivada da empresa ocorreu há dez anos. O diretor-presidente da CPRM, Manoel Barretto reforçou que o plano é uma importante reivindicação dos empregados. E destacou que uma das características é programar a sucessão dos empregados que pretendem se desligar, mantendo internamente os conhecimentos imprescindíveis ao pleno cumprimento da missão da empresa, além de valorizar, incentivar e preparar os seus empregados. “Aos inscritos no PDISP, será oferecido um programa com objetivo de apoiá-los e orientá-los na elaboração de planejamento de vida pós-aposentadoria para que essa transição ocorra da forma mais natural possível”, explicou Barretto.