segunda-feira, maio 30

UFPE oferece Curso em Geocomunicação em parceria com o Serviço Geológico do Brasil

Marcelo Sampaio, superintendente da CPRM de
Recife, discursa na abertura do evento

Em iniciativa inédita, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ofereceu, em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o primeiro “Curso de Geocomunicação”. O evento, realizado entre os dias 16 e 18 de maio, se deu no auditório da Representação Regional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (ReNe – MCTI), localizado na Cidade Universitária, no Recife.   

Idealizado e organizado pelo professor Haydon Mort e pela professora Lucila Borges, ambos do Departamento de Geologia (DGEO) da UFPE, o curso foi ofertado à comunidade científica com o intuito de debater e estimular novas formas de comunicação entre os pesquisadores e a sociedade. Na abertura, o superintendente Regional de Recife, do Serviço Geológico do Brasil, Marcelo Sampaio, e o Reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Anísio Brasileiro, ressaltaram a importância da comunicação constante entre  pesquisadores e a sociedade.

Professor Iain Stewart palestra aos alunos
do Curso de Geocomunicação
Convidado de honra, o professor Iain Stewart, coordenador do Centro de Estudos da Terra da Universidade de Plymouth, no Reino Unido, membro do Conselho Científico do Programa Internacional de Geociências da Unesco e apresentador do programa “Terra: O poder do planeta”, do canal televisivo BBC, foi o responsável por parte das palestras, onde levantou discussões sobre a importância de comunicar dados científicos complexos para o público leigo e apresentou estudos de casos acumulados ao longo da sua experiência na televisão.

“O intuito do evento é discutir como comunicar dados complexos de forma acessível ao público com a finalidade de repassar o nosso trabalho à sociedade. As pesquisas científicas e seus resultados precisam abranger o maior público possível e, para isso, precisamos ensinar os geocientistas a se comunicarem da maneira mais clara e eficaz possível”, explicou o professor Haydon Mort. O curso contou com cerca de inscritos, de localidades variadas do Brasil, ao longo dos três dias de evento.