quarta-feira, abril 27

Workshop no Chile debate Cooperação entre União Europeia e países latino-americanos

Diretor-presidente da CPRM, Manoel Barretto e o secretário 
Carlos Nogueira participam do evento no Chile 

A elaboração de um plano de ação para implementar a cooperação regional entre União Europeia e os países latino-americanos (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai) nos setores de mineração é objetivo do Workshop UEEU-Latin American Dialogue on Raw Materials, que acontece nos dias 25 e 26 de abril, em Huechuraba, Santiago do Chile.

secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, do Ministério de Minas e Energia, Carlos Nogueira e o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Manoel Barretto participam do evento que pretende estabelecer parcerias estratégicas entre os países. “Representa uma oportunidade para a CPRM promover intercâmbio de conhecimentos e de políticas relativas ao setor mineral brasileiro e identificar temas para cooperação de interesse mútuo com as entidades participantes”, disse Barretto.  

A Comissão Europeia estabeleceu, em 2010, uma metodologia para identificação de matérias-primas consideradas essenciais para a União Europeia – UE. A avaliação foi baseada na metodologia quantitativa utilizando os critérios de importância econômica, risco de abastecimento e risco ambiental de cada país pesquisado.

Cooperação entre União Europeia e os países
latino-americanos é tema do debate 
O risco de abastecimento incluiu componentes, tais como a estabilidade política e econômica, o grau de concentração da produção, o potencial de substituição e a taxa de reciclagem. O relatório apresentou uma lista de 14 matérias-primas essenciais: antimônio, berílio, cobalto, fluorita, gálio, germânio, grafite, índio, magnésio, nióbio, metais do grupo platina, elementos de terras raras, tântalo e tungstênio.

Tendo por base a dependência da indústria europeia da importação de commodities minerais que se concentram em poucos países, como Brasil, China, Rússia e África do Sul, desde 2011, a União Europeia desenvolve um programa denominado “Dialogue on Raw Materials”, afim de garantir o seu acesso a estas matérias primas essenciais.

No evento no Chile estão sendo abordados também os seguintes temas: tecnologia, serviços (saúde e segurança), governança, comércio, investimento, infraestrutura, pesquisa e inovação, formação e habilidades de consultoria, além da identificação de diferentes instrumentos de financiamento.