segunda-feira, abril 11

Pesquisadores da CPRM realizam treinamento sobre Cartografia Geológica

Equipe na região da Faixa Sergipana (Fazenda Capitão-SE)
Pesquisadores em Geociências das superintendências de Goiânia e de São Paulo participaram do treinamento/capacitação do DEGEO/DGM “Princípios Básicos em Cartografia Geológica”, de 03 a 19 de março, no Centro Integrado de Estudos Geológicos (CIEG) de Morro do Chapéu (BA) e na região da Faixa Sergipana (SE/BA). 


Cimara Monteiro, Danilo Fuentes, Felipe Martins, Francisco Rios, Gabriel Gonçalves, Karina Hattingh, Leonardo Lopes, Maurício Rocha e Tiago Duque da Sureg-GO e Bruno Turra, Ligia Ribeiro, Francisco Campos e Ivan Marques da Sureg-SP participaram do treinamento. A capacitação teve início em 2015 com o módulo teórico de geologia estrutural, com Reginaldo Santos, ministrado nas unidades duas regionais.

No CIEG de Morro do Chapéu, de 04 a 11 de março foram realizados os módulos de metodologia/procedimentos de mapeamento geológico, com Vladimir Medeiros e Alan Costa e estratigrafia/sedimentologia com Erison Lima e Antônio Dourado.


Mapeamento de detalhe em afloramento na
Fazenda Patos (SE)
No mesmo período, durante as atividades de campo, a equipe da CPRM esteve presente na inauguração de uma placa no Geossítio Fazenda Arrecif, no município de Várzea Nova, que constitui uma ocorrência de estromatólitos neoproterozoicos, de relevância internacional. Os custos de confecção, transporte e instalação da placa foram cobertos pelo proprietário da fazenda, Pedro Nilson. O texto explicativo aborda aspectos relativos à formação, idade e importância dos estromatólitos. Também está ocorrendo a reforma da antiga sede da fazenda, de modo a permitir a hospedagem de pequenos grupos de pesquisadores.

Na Faixa Sergipana foram realizadas visitas de campo, sob a orientação dos instrutores Reginaldo Santos, Vladimir Medeiros e Alan Costa, no intuito da aplicação prática do conteúdo teórico (reconhecimento, descrição, medições, coleta de amostras, feições/parâmetros estruturais/deformacionais, interpretação de dados de afloramentos, etc.), prática em mapeamento de detalhe de afloramentos, relações temporais de unidades, interpretação de idades geocronológicas disponíveis na literatura, e outros esclarecimentos sobre a metodologia de mapeamento da CPRM.

Foto obtida pelo drone de afloramento em
 Queimada Grande (SE).
Além das atividades previstas para a Faixa Sergipana, foram realizados testes de obtenção de imagens de afloramentos a partir de equipamentos (drone) do Pesquisador Tiago Duque (da GEREMI/GO).

Para os instrutores o drone é um equipamento que pode ser útil tanto para a obtenção de imagens/fotos que necessitam de um enquadramento em altura elevada, bem como para a obtenção de imagens em áreas com acesso restrito, permitindo um registro mais adequado das informações a serem obtidas em campo.