segunda-feira, abril 11

Lamin-BH qualifica profissionais da área de hidrossedimentologia

O superintendente da CPRM/BH, Paulo César de Souza, dá 
boas-vindas aos participantes do treinamento
Com o objetivo de qualificar profissionais que atuam na área de hidrossedimentologia em análises sedimentométricas, o Laboratório de Análises Minerais da CPRM (Lamin-BH) promoveu, no período de 4 a 7 de abril, um treinamento em análises sedimentométricas.

Realizado no laboratório localizado na Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), o treinamento constou de aulas teóricas e práticas de laboratório com temas voltados para motivar os profissionais para práticas analíticas, metrológicas e de controle de qualidade adequadas às análises sedimentométricas.


Nos quatro dias de treinamento, os participantes aprenderam a determinar a concentração de sedimento em suspensão pelos métodos filtração e evaporação; a granulométrica pelos métodos peneiramento, pipetagem, retirada pela base, acumulação visual e espalhamento a laser; estabelecer o controle de qualidade analítica aplicado em análises sedimentométricas; e programa de ensaio de proficiência - concentração de sedimento em suspensão.

Ministrado pela supervisora da Gerência de Relações Institucionais e Desenvolvimento da Sureg-BH, Magda Cristina Pinto, e pelos analistas em Geociências, Álvaro Mendes, Fernando Brandão, Rentado Souto e Ronan Oliveira, o treinamento permitiu discutir a necessidade de padronização dos procedimentos de análises sedimentométricas, com vistas a obter resultados de análises com alto grau de confiabilidade.

Álvaro Mendes demonstra a execução da análise de granulometria pelo
 método retirada pela base
O encerramento foi com uma palestra proferida por Magda Cristina sobre a primeira rodada do Programa de Ensaio de Proficiência (PEP) em Concentração de Sedimento em Suspensão, organizado pela Rede Metrológica de Minas Gerais (RMMG) e a CPRM. A RMMG lançará a quarta rodada deste PEP em 2016.

O treinamento contou com a participação de especialistas em hidrossedimentologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), da Agência Nacional de Águas (ANA) e profissionais paraguaios, que atuam no lado Paraguaio da Itaipu Binacional.