sexta-feira, abril 1

Dia Mundial da Água é debatido na Sureg-PA

Os palestrantes André Chagas, Andrea Germano e Emanuel
Duarte com o gerente da Gehite Marcos Alexandre

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Superintendência Regional de Porto Alegre (Sureg-PA) e a Comissão de Sustentabilidade realizaram, no dia 30 de março, um seminário interno intitulado “Sistema de Alerta de Eventos Críticos: CPRM, um passo à frente do problema”.

O evento contou com três palestras com os temas: “Sistemas de Alerta Hidrológico na CPRM”, apresentado pela engenheira, Andrea Germano do Departamento de Gestão Territorial (Deget); “Sistema de Alerta Hidrológico na Bacia do Rio Caí”, pelo engenheiro Emanuel Duarte; e “Sistema de Alerta na Bacia do Rio Taquari”,  pelo engenheiro André Chagas, ambos da Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial da Sureg-PA. 

A pesquisadora Andrea Germano, coordenadora executiva do Deget e coordenadora nacional dos Sistemas de Alerta de Eventos Críticos, apresentou as ações que a CPRM realizou para implantação destes sistemas, existentes hoje em dez bacias, e a realização  de estudos de viabilidade e implantação em mais quatro bacias entre 2016 e 2017.

O evento foi prestigiado por empregados de todas as gerências da unidade regional e contou em sua abertura com a participação do superintendente Regional, José Leonardo Andriotti, e do Gerente de Hidrologia e Gestão Territorial, Marcos Alexandre Freitas. Eles destacaram a relevância da operação dos sistemas de alerta para a sociedade e sobre a importância da realização destes eventos para a conscientização do uso racional e da  preservação da água.

Ainda como parte da apresentação foram exibidos os vídeos com a mensagem do diretor associado do escritório do USGS de Atlanta Brian MeCallum sobre a parceria USGS/ANA/CPRM – para modernização da Rede Hidrometeorológica Nacional e também o programa da Globo News “Cidades e Soluções” sobre o  Fórum Mundial da Água na Coreia do Sul e a reciclagem de baterias de automóveis.