segunda-feira, abril 4

CPRM lança segunda fase de programa para formação de líderes

Participantes no Salão Nobre da CPRM Rio de Janeiro
O programa de capacitação +Líder iniciou na terça-feira (29/3) o segundo ciclo do curso. O lançamento ocorreu no salão nobre do Escritório do Rio de Janeiro do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e contou com atividades durante todo o dia. Pela manhã houve palestra sobre neuroliderança para os presentes, enquanto a tarde aconteceu uma apresentação das novidades do Programa, transmitida por videoconferência para todas as unidades regionais. 


O evento contou com a presença do diretor de Administração e Finanças (DAF), Eduardo Santa Helena, e diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, Stenio Petrovich. Ambos prestigiaram o lançamento e enfatizaram a importância da empresa valorizar a gestão de pessoas. “É essencial dar atenção aos relacionamentos, é preciso exercitar sempre a cooperação”, enfatizou Stenio.

Para o diretor Santa Helena o primeiro ciclo do +Líder gerou
resultados surpreendentes
Eduardo Santa Helena abriu o evento falando sobre o sucesso do primeiro ciclo e a inovação de trazer um curso de capacitação totalmente online que alcançou funcionários de todas as unidades. “O primeiro ciclo foi um desafio, mas gerou resultados surpreendentes. A ideia é que o trabalho de capacitar profissionais continue melhorando cada vez mais para termos equipes mais engajadas e líderes mais preparados para todo tipo de situação”.

Os diretores entregaram uma premiação para o analista de geociências Ardiles Gimax Henrique, da Residência de Porto Velho, que foi ao evento ser prestigiado por ter obtido melhor resultado durante o primeiro ciclo do Programa.

Segundo Ardiles, o curso foi uma oportunidade de aprender formas de lidar e resolver conflitos, melhorar rendimento da equipe e incentivar a motivação de todos. “O objetivo agora é aprender ainda mais neste segundo ciclo. É um diferencial incrível a empresa nos possibilitar cursos assim, melhora a rotina de trabalho de todos”, afirmou.

Palestra sobre neuroliderança de Marisa Barbara
Em seguida, houve a palestra sobre neuroliderança, ministrada pela consultora Marisa Barbara, da organização mundial NeuroLeadership Institute. Ela mostrou como pesquisas da neurociência podem se tornar ferramentas práticas para o exercício da liderança. “É preciso que a gente conheça nosso cérebro e saiba como trabalhar com ele. Autoconhecimento é uma chave importante para qualquer líder”.

Marisa ainda elogiou a forma como a CPRM valoriza a gestão de pessoas e como isso é importante para a produtividade da empresa. “A CPRM é uma empresa mais técnica, então trazer conhecimentos de gestão é um desafio que está sendo executado de forma excepcional”.

No período da tarde, uma equipe da MindQuest, empresa especializada em educação corporativa e responsável pela plataforma online do Programa +Líder, explicou as novidades do segundo ciclo. Agora com um aplicativo para celular, o novo ciclo pretende ficar mais acessível a todos. Além disso, um dos módulos do curso vai ser de livre escolha do participante.
Diretor Stenio, Alessandra Oliveira, Marisa Barbara, diretor
 Santa Helena,  Silvia Azevedo, Alessandra Villar e Ardiles Gimax

O segundo ciclo vai contar também com temas diferentes. Planejamento, gestão de projetos e eficiência operacional são alguns exemplos dos conteúdos novos. Os materiais complementares também vão aumentar, com seminários virtuais e indicações de artigos voltados para cada área.


A expectativa, de acordo com a chefe do departamento de Recursos Humanos (Derhu), Alessandra Villar, e a chefe da Divisão de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Silvia Azevedo, é de engajar mais os funcionários na tarefa da liderança. “Os feedbacks que recebemos do primeiro ciclo são surpreendentes. O curso conseguiu melhorar a rotina e, principalmente, a postura de vários profissionais”, explicou Alessandra.

Silvia chamou atenção também para o pioneirismo que a CPRM tem na forma de desenvolver o Programa. “Ele atinge todas as nossas unidades regionais, possibilita interação entre funcionários e melhora muito a comunicação da empresa. Além disso, ainda trazemos palestras e atividades”.

Cerca de 95% dos participantes do primeiro ciclo afirmaram que os conhecimentos adquiridos no curso ajudaram em desafios profissionais. 93% disseram estar satisfeitos com o Programa, enquanto 69% falaram que o +Líder ajudou a aumentar a produtividade de toda equipe. A duração do segundo ciclo é até dezembro deste ano.