quarta-feira, março 23

Workshop debate a Rede Hidrometeorológica Nacional de Referência

Equipe da CPRM que participou do Workshop
Nos dias 14 a 18 de março de 2016 foi realizado, em Brasília, o I Workshop sobre a Rede Hidrometeorológica Nacional de Referência (NHRN). O encontro foi para debater os princípios, objetivos e critérios da NHRN, no âmbito do  termo de cooperação técnica assinado entre o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). A cooperação tem como objetivo o monitoramento, análise e sistemas de suporte de dados hidrológicos.
Durante o workshop foi criado um comitê formado por representantes da CPRM e ANA  para validar os princípios, objetivos e critérios da NHRN. Posteriormente, serão aplicados esses critérios em todas as bacias brasileiras. A rede será apresentada para os stakeholders e incorporação de sugestões. Após serão escolhidas as 300 primeiras estações de referência a serem implantadas e, na sequência, iniciará a implantação destas estações.
A programação de 2016 do termo de cooperação prevê atividades de treinamento, presenciais e a distância nas seguintes áreas: monitoramento hidrológico, eletrônica, medições com equipamentos acústicos, processamento de dados automáticos, treinamento de líderes, segurança no trabalho, técnicas de instrumentação, controle de qualidade dos dados, tecnologia da informação e estudos interpretativos.
O workshop, conduzido pelo chefe do escritório do USGS de Atlanta, Brian McCallum, contou com a participação da diretoria da ANA e do diretor de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM, Stenio Petrovich Pereira.

Pela CPRM participaram: o chefe do Departamento de Hidrologia (Dehid),Frederico Peixinho; e pesquisadores em Geociências do Dehid, das Superintendências Regionais de Belo Horizonte, São Paulo, Goiânia, Recife, Manaus e da Residência de Porto Velho (Repo). Todo o evento foi transmitido ao vivo para todas as unidades regionais da CPRM.