quarta-feira, março 23

Dia Mundial da Água é comemorado com palestras na Sureg-BH

O superintendente Paulo César de Souza abre o seminário
Como parte da programação do Dia Mundial da Água, a Comissão de Sustentabilidade da Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), em conjunto com a Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial (Gehite), realizou, terça-feira, 22 de março, o II Seminário Dia Mundial da Água.
O evento, que contou com a presença de empregados de todas as áreas da Sureg, debateu o tema: “Sistema de Alerta de Eventos Críticos: CPRM, um passo à frente do problema”. A abertura coube ao superintendente da Sureg-BH, Paulo César de Souza, que elogiou a iniciativa e a escolha do tema do seminário e das palestras.  Segundo ele, é preciso que a CPRM leve o seu conhecimento para toda a sociedade, de forma a contribuir para a conscientização da importância da preservação e bom uso da água. 

Após, o presidente da Comissão de Sustentabilidade da Sureg-BH, Edilson Siqueira, explicou que o evento faz parte do cronograma do programa de sustentabilidade da CPRM, que têm gerado objetivos para serem colocados em prática na empresa, no sentido de ampliar as ações de sustentabilidade.
Abrindo o seminário, o gerente da Gehite, Márcio Cândido, falou da importância da gestão da água, que nos últimos anos tem passado por períodos de crise hídrica em Minas Gerais. Cândido defendeu que a questão da preservação da água passa por atitudes das pessoas em fazer alguma ação voltada para o uso correto, contribuindo, assim, para a preservação ambiental.
O II Seminário contou com as seguintes palestras:
“Rede Hidrometeorológica”, apresentada por Márcio Cândido; “Alerta Rios das Velhas”, com a pesquisadora em Geociências, Maria Letícia Patrus; “Alerta Rio Doce”, com o pesquisador em Geociências, Artur Matos; “Segurança Hídrica”, com o pesquisador em Geociências, Éber Pinto; e “Definição da Planície de Inundação de Colatina-ES”, com o pesquisador em Geociências, Marlon Coutinho.

Os participantes contribuíram simbolicamente com a entrega, a título de ingresso, de uma garrafa pet, para a coleta seletiva. Todos os que assistiram às palestras receberão um certificado.