quarta-feira, fevereiro 24

CPRM E ABGE abrem inscrições para curso de Classificação de Sondagens



Estão abertas as inscrições para o Curso de Classificação de Sondagens de 2 a 4 de março de 2016 no Escritório da CPRM no Rio de Janeiro. Podem se inscrever até sexta-feira (26/02) geólogos, estudantes de geologia no último ano do curso, engenheiros geotécnicos, técnicos de geologia e de geotecnia. A iniciativa é promovida pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) em parceria com a Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (ABGE).

O curso propõe apresentar, de forma expositiva e prática, uma metodologia de trabalho para a descrição de amostras de solos e rochas coletadas em sondagens diretas (trado, percussão e rotativa). Essa proposta prevê uma sequência de trabalho que vai desde o recebimento das amostras, definição dos parâmetros geológicos e geotécnicos até a apresentação final no Perfil Individual de Sondagem. 

O curso será ministrado pelo geólogo Ivan José Delatim, que atua há trinta anos na área de geologia de engenharia, desenvolvendo atividades como residente, coordenador e supervisor em trabalhos geológico-geotécnicos para obras de infraestrutura, como pontes, estradas, metrô, entre outros projetos. Delatim é graduado pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e Mestrando pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na área de Ensino e História de Ciência da Terra.

Inscrições e informações
atendimento@abge.org.br
www.abge.org.br/cursos 
(11) 3767.4361 / 3719.0661

Programa
1. A Classificação de Sondagem e sua importância para o entendimento do arcabouço geológico em obras civis.
2.  Bibliografia: Normas, Manuais e tabelas de parâmetros geotécnicos.
3. O Perfil Individual de Sondagens: Vícios e não conformidades na apresentação final dos resultados.
4.   Os equipamentos/utensílios necessários para classificação de solos e rochas.
5. Os boletins de campo e fichas para classificação.
6. A importância e os cuidados com a amostragem (coleta, armazenamento e transporte).
7. Descrição/Classificação:

- Para as amostras de solo serão abordados: A classificação táctil-visual; a Identificação dos horizontes, estrutura, as frações do solo (granulométrica), resistência, cor e gênese, valendo-se de métodos práticos para identificação da fração do solo.
     ü    Aula prática e apresentação dos resultados.

- Para os testemunhos de rocha serão abordados todos os parâmetros geotécnicos necessários a sua identificação, tais como: litologia, recuperação, alteração, coerência, fraturamento, IQR/RQD, características das descontinuidades e condutividade hidráulica, com enfoque para a classificação dos maciços rochosos.
    ü    Aula prática e apresentação dos resultados.

8. O curso propõe também abordar as diferenças no enfoque da descrição/classificação de amostras, que existem entre as empresas executoras de sondagens e de projetos.