quarta-feira, agosto 12

Exposição "O que é Geofísica?" volta ao Museu de Ciências da Terra

Exposição "O que é Geofísica?" no Congresso
Após integrar, por empréstimo, o 14º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica, realizado no período de 03 a 06 de agosto, no Centro de Convenções SulAmérica no Rio de Janeiro, a exposição "O que é Geofísica?" retorna ao Museu de Ciências da Terra a partir da sexta-feira, dia 14 agosto, com algumas novidades interativas.
A exposição surgiu de um projeto idealizado pelo professor Alberto Leandro de Melo, da Faculdade de Geofísica da Universidade Federal do Pará e montada pelos alunos de Graduação e Pós-Graduação. O objetivo inicial foi motivar o interesse de estudantes e de informar a sociedade sobre a importância da Geofísica, a partir de diversos experimentos que ilustram as aplicações dessa ciência de maneira interativa.

Visitantes do seminário Turtle Revolution
Nos anos seguintes a exposição contou com a colaboração dos alunos e professores das disciplinas de Geofísica, Geologia e Matemática das universidades: Federal do Pará (UFPA), de Brasília (UnB), de São Paulo (USP) e Estadual de Campinas (Unicamp).
Em 6 de junho de 2014, a exposição foi instalada no Museu de Ciências da Terra por iniciativa da Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf) em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que cedeu o espaço para que a exposição fosse abrigada em caráter permanente.
Treinamento interno da Exposição da 
Geofísica com a equipe do Museu
A Exposição se constitui de experimentos Geofísicos classificados em dois tipos: o primeiro são experimentos utilizados apenas para a visualização de conceitos de Geofísica, chamados de “experimentos de visualização”. O segundo conjunto são experimentos criados para reproduzir situações reais em Geofísica em escala reduzida, chamados “modelos em escala reduzida”.


Venha conhecer! O Museu é nosso participe!!
Visite o site do evento:
http://sys2.sbgf.org.br/congresso/