quinta-feira, agosto 20

CPRM participa de seminário sobre o uso dos recursos hídricos na agricultura

“O produtor rural está consciente da crise hídrica”, afirma João Martins

O Sistema da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), composto também pelo Instituto CNA e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), realizou, na terça-feira (18/08), na sede da Confederação, em Brasília, o seminário “Uso Sustentável da Água na Agricultura: Desafios e Soluções”. O evento debateu a escassez de água no mundo e experiências de países que enfrentam a falta de recursos hídricos de maneira eficaz, como Austrália, Estados Unidos e Israel.

Participaram, o presidente da CNA, João Martins da Silva Júnior e o superintendente de Comunicação e Marketing, Luis Joca. Representando o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Thales Sampaio, o geólogo e assessor da DHT, Clodionor Carvalho de Araújo.

Luis Joca e Clodionor de Araújo
A escassez de água afetará dois terços da população mundial em 2050, devido ao uso excessivo de recursos hídricos para as diversas necessidades humanas, inclusive a produção de alimentos, segundo informações da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Atualmente, cerca de 40% da população do planeta sofrem com a escassez de água, uma proporção que aumentará até dois terços em 2050.

Segundo João Martins, é importante debatermos a falta de recursos hídricos no mundo, pois é um tema muito relevante para o setor agropecuário. “A água é nosso capital, assim como a terra. O produtor rural está consciente da crise hídrica e, por isso, busca cada vez mais uma irrigação eficiente”, afirma.