quarta-feira, agosto 19

CPRM e Vale irão compartilhar conhecimento sobre Província Mineral de Carajás

Durante o encontro foi avaliado o estágio atual do conhecimento
geológico da Província Mineral de Carajás

Representantes do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) estiveram reunidos com o gerente de exploração da Vale em Carajás Fernando Martins. Durante o encontro, eles avaliaram o estágio atual do conhecimento geológico da Província Mineral de Carajás.

O encontro realizado no escritório da Vale em Carajás contou com a participação do chefe do Departamento de Recursos Minerais, Francisco Valdir Silveira; Reginaldo Alves dos Santos, chefe do Departamento de Geologia, e do assessor da DGM, Neovaldo Teixeira, além dos geólogos da CPRM que atuam no programa de pesquisa desenvolvido pela CPRM na região. 


Neovaldo Teixeira explica que Carajás constitui a mais importante província mineral do País, produzindo minério de ferro, níquel, cobre, ouro e manganês. “A área de Carajás além de possuir depósitos minerais de classe mundial, desperta enorme interesse da comunidade mundial de geocientistas”, conta o geólogo.

Durante encontro Fernando Martins apresentou uma relação de temas de teses de mestrado e doutorado que estão sendo desenvolvidas tanto no Brasil como exterior sobre a região.  “Ciente desses estudos a CPRM vai focar suas ações em aspectos inovadores”, explica o assessor.

 A assessoria da DGM apresentou mudanças realizadas recentemente na Diretoria, e como essa iniciativa deverá impactar a qualidade técnica dos produtos da CPRM. A equipe de exploração da Vale avaliou como positiva essa mudança, comparando com o que vem sendo feito nos Serviços Geológicos Canadenses e Australianos.

Durante o encontro, os geólogos Carlos Ganade e Felipe Tavares mostraram a contribuição cientifica que a CPRM pode oferecer.  A Vale se dispôs a dar acesso aos pesquisadores da CPRM ao enorme acervo de testemunhos de sondagem que a empresa reúne sobre Carajás.

“Essa ação conjunta é fundamental para o setor mineral brasileiro. Cabe a CPRM através da divulgação do conhecimento geológico básico, abrir novas oportunidades para investimentos exploratórios. E as mineradoras investir em programas exploratórios de forma continuada visando à descoberta de novos depósitos minerais”, avalia Neovaldo Teixeira.  

Segundo ele, a iniciativa de integração entre CPRM e Vale, em Carajás deve incentivar outras mineradoras do País trazendo benefícios mútuos.  Ele informa que o encontro contou com o apoio do diretor de exploração da Vale Márcio Godoy e o gerente geral de exploração Fernando Grecco.