quinta-feira, julho 9

Programa +Líder ensina como conciliar teoria e prática

A chave do sucesso é ser capaz de fazer, afirma Jeffrey Pfeffer

A prática muitas vezes é diferente da teoria, o que traz desafios e dificuldades para uma gestão eficiente. Pensando nisso, o Programa +Líder tratou esta semana sobre as melhores maneiras de aplicar os conhecimentos teóricos na prática da liderança.

Na plataforma online, o professor da Harvard Business School e London Business School, Jeffrey Pfeffer, explica que é a execução que garante o sucesso, não a estratégia. “Conhecimento sem ação não faz nada”, afirma.

Diretor Antônio Carlos Barcelar destaca que fornecer apoio
 e reconhecer as contribuições de cada membro 
da equipe é essencial
O especialista ensina também que três fatores dificultam a realização de ações: medo de errar; substituição de atitudes por conversas; e o foco no passado. Para combatê-los, é importante que os líderes admitam os próprios erros e dê mais chances às pessoas. Além disso, focar na resolução dos problemas pensando no futuro é também um comportamento necessário.


O diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento da CPRM, Antônio Carlos Bacelar, destaca que o bom líder deve tomar cuidado para não se descuidar de tratar as particularidades e preferências de seus funcionários. “São pequenas ações, mas que trazem impactos extremamente positivos na motivação das pessoas que trabalham com você”.