quarta-feira, julho 1

CPRM participa de fórum sobre o meio ambiente

Debate sobre a limpeza da Baía de Guanabara

O clube de engenharia do Rio de Janeiro promoveu, nos dias 24 e 26, o XI Congresso Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente (CBDMA). O evento procura debater, do ponto de vista científico e técnico, questões relacionadas ao meio ambiente e palestras com temas correlatos. O tema central deste ano A seca do Nordeste já chegou ao Sudeste.

O Plano Nacional de Recursos Hídricos, o abastecimento da região sudeste, escassez, acesso à água potável, saneamento básico, e a despoluição da Baía de Guanabara para as Olimpíadas de 2016 foram temas de palestras ministradas por especialistas de cada área.

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) foi representado pelo assessor da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Fernando Feitosa, que ministrou a palestra: Atuação Governamental no Abastecimento de Água DE ÁGUA Subterrânea no Semiárido Nordestino: Sistema SIAGAS e as possibilidades de revitalizações de poços.

A apresentação foi compreendida na experiência da CPRM desde o início de seus programas de cadastramento de poços (que deram um input ao SIAGAS), passando pelo desenvolvimento e consolidação do SIAGAS, como o Banco de Dados de Poços no Brasil que dá subsídios para a gestão da água subterrânea,  e encerrando com os trabalhos desenvolvidos desde 2004 na área de hidrogeologia aplicada com os programas de implantação de sistemas simplificados de abastecimento e perfuração de poços de grande porte no semiárido brasileiro. “Tendo como base o tema do evento, a experiência apresentada pela CPRM causou um impacto muito positivo”, disse Feitosa.

Foto: Crea-RJ