terça-feira, junho 30

Palestras abordam a metalogenia em regiões da Espanha e do Brasil

Enrique Ortega e o geólogo-chefe do DEREM, Francisco Valdir Silveira
Geólogos e geofísicos da CPRM foram convidados a assistir, no dia 29 de junho, duas palestras: Metalogenia da Mina de Cinábrio de Almadén, na Espanha, ministrada pelo consultor do Banco Mundial, o geólogo Enrique Ortega Gironés; e Metalogenia da Região Central da Amazônia, ministrada pelo assessor da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), Noevaldo Teixeira.


Na apresentada por Ortega, os funcionários conheceram os estudos geológicos e geofísicos desenvolvidos, na Espanha, sobre o mercúrio e sua propriedade, além de sua utilização, em diversas culturas, ao longo da historia. Entre diversas civilizações, os romanos foram um dos primeiros povos a utilizarem o elemento por sua coloração avermelhada – a cor vermelha, em muitas culturas foi símbolo de riqueza e poder em pinturas e até em maquiagens.  No século XVIII, o elemento foi introduzido nas novas técnicas de mineração, exploração de ouro e metalurgia.

Funcionários da CPRM
Em sua apresentação, Enrique ressaltou a importância de uma reavaliação dos impactos, como contaminação ao meio ambiente, causado pelo uso do mercúrio nas atividades de mineração destacando a garimpagem como exemplo, além de desmistificar o mercúrio orgânico do inorgânico. “O mercúrio não é produto, e sim um elemento. A contaminações que ocorrem nessas áreas de atividade se dá por outras circunstancias ou condições químicas e ambientais”, afirmou. Após a apresentação, um debate esclareceu as dúvidas dos participantes.

Noevaldo Teixeira

Em seguida Noevaldo Teixeira apresentou a palestra sobre Metalogenia Central da Amazônia (Au, Cu, Fe, Mn, P2O5, Ti, Nb e PGM) com ênfase nos trabalhos e estudos elaborados sobre a região do Carajás e Tapajós e suas características minerais.