segunda-feira, maio 4

Exposição conta história do geólogo Octávio Barbosa

Livros com dedicatórias dos autores para o
geólogo Octávio Barbosa
A Biblioteca Octávio Barbosa, localizada no Escritório do Rio de Janeiro, apresenta, até o dia 29 de maio, a exposição Octávio Barbosa - "Mais que um profissional, um grande mestre e humanista". O evento é em comemoração aos seus 108 anos de nascimento.

A mostra expõe a 1ª Caderneta de Campo escrita em 1935, diversos manuscritos, livros históricos com dedicatórias importantes, entre outras publicações. A chefe da biblioteca, Roberta Silva, afirmou que o evento pretende resgatar o interesse pela memória científica e institucional, assim como levar ao conhecimento do público a vida, a obra e a importância que o doutor Octávio Barbosa tem na história da Geologia.

 

Relatórios, livros e artigos contam passagens
marcantes da vida de Octávio Barbosa.

Nascido em 29 de abril, em Ituverava, São Paulo. Aos 17 anos, ingressou na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), onde se formou em Engenharia Civil e de Minas. No início da década de 1930, trabalhou no Serviço Geológico e Mineralógico do Brasil (SGM).

 

Aos 32 anos, ingressou na Escola Politécnica de São Paulo, onde lecionou durante 16 anos. Em seguida Trabalhou na PROSPEC e em 1977 entrou no Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

 


Octavio Barbosa faleceu em 31 de janeiro de 1997, deixando um vasto legado de conhecimento geológico.