segunda-feira, maio 4

CPRM participa de elaboração de atlas de risco de desastres naturais em Lima

Membros das delegações participantes do CDS-Unasul
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participou da reunião de elaboração do Atlas de Mapas de Risco de Desastres Naturais da América do Sul, realizada em Lima, Peru, nos dias 23 e 24 de abril. A reunião ocorreu sob a coordenação do Conselho de Defesa Sul-americano (CDS) da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

A delegação brasileira foi composta pelo líder da comitiva comandante Paulo Sérgio Camillo de Toledo, do Ministério da Defesa; e pelo geólogo Jorge Pimentel, coordenador executivo da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT-CPRM). Na reunião, Pimentel apresentou os trabalhos de setorização de riscos realizados desde 2011 até 2015, totalizando 860 municípios. Além disso, mostrou a metodologia e os critérios de mapeamento adotados pela CPRM.

“O Atlas possibilitará o entendimento dos processos naturais que causam danos às populações em cada país membro da Unasul, possibilitando ações integradas de prevenção, recuperação e resposta – isto é - a gestão dos riscos na América do Sul”, disse Pimentel.


Os links de acesso ao Sistema Integrado de Dados para a Prevenção de Desastres Naturais (SID) foram disponibilizados para testes de integração entre o sistema da CPRM e o Sistema Informatizado para Gestão Integral de Riscos de Desastres Naturais (Sigrid). O CDS-Unasul adotou o Sigrid para a visualização de dados e gestão de riscos de desastres naturais nos países membros do conselho sul-americano.