quinta-feira, maio 14

CPRM participa da posse do novo presidente da Telebrás

Assessor da DAF João Orban, Jorge Bittar e
o diretor-presidente Manoel Barretto

O diretor-presidente da CPRM, Manoel Barretto, participou nesta quinta-feira (14/5), em Brasília, da posse de Jorge Bittar como novo presidente da Telebrás. Barretto estava acompanhado do assessor da diretoria de Administração e Finanças, João Orban, que representou o diretor Eduardo Santa Helena na solenidade. A cerimônia contou com a presença do ministro das Comunicações Ricardo Berzoini, parlamentares e autoridades do setor público e privado.  



Em seu discurso, Jorge Bittar agradeceu ao ministro Berzoini e a presidente Dilma a indicação para dirigir a Telebrás, e se comprometeu em desenvolver, à frente da empresa, projetos na área de telecomunicações que possam contribuir para democratizar o acesso das comunicações no país. Ele citou como prioridade de sua gestão, a implantação do Plano Banda Larga para Todos;  o projeto Amazônia Conectada, que  vai viabilizar uma rede de comunicação na região e integrar o Brasil com os demais países  da América do Sul; o lançamento do novo satélite geoestacionário brasileiro e a instalação de um novo cabo submarino entre Brasil e Europa.


O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, disse na posse, que a Telebrás estava praticamente desativada nos últimos anos e que o objetivo do governo agora é reativá-la. Segundo ele, o papel da estatal será implantar infraestrutura pública capaz de combater as desigualdades no mercado de internet no país, reduzindo custos do serviço e ampliando o acesso.

Solenidade de posse contou com presença
de autoridades do governo e do setor privado
O diretor-presidente da CPRM, Manoel Barretto elogiou a escolha de Bittar para comandar a Telebrás. Ele disse que a CPRM poderá fazer uma parceria com a Telebrás visando melhor à infraestrutura de rede da empresa. Segundo Barretto, a empresa possui expertise na área de telecomunicações e pode contribuir para ampliar a rede da instituição.



Engenheiro eletrônico, Jorge Bittar trabalhou na Embratel, exerceu o mandato de deputado federal por quatro mandatos, onde teve participação de destaque na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara.  Entre 2009 e 2012, foi secretário de Habitação do município do Rio de Janeiro no período de 2009 e 2012.