terça-feira, fevereiro 24

Engenheiros discutem técnicas de ajuste das curvas-chaves

Marlon Coutinho fala da metodologia de atualização das curvas-chaves
Com o objetivo de atualizar as curvas-chaves, do período de 2005 até hoje, das estações fluviométricas operadas pela CPRM no âmbito da Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), foi realizado no dia 23/02, um treinamento direcionado aos engenheiros da Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial. 

Além da atualização das curvas-chaves, foram abordados os seguintes pontos: organização de banco de dados; coletas e informações sobre as estações e bacias; geração de vazões; análise do hidrograma  e cotagrama; e análises finais.

Coordenado pelo engenheiro Marlon Coutinho, os técnicos receberam orientação sobre o uso das ferramentas e técnicas para a análise e definição da curva-chave, geração de vazões; e consistência dos dados.

O encontro visou também promover o nivelamento do pessoal técnico na análise e definição da curva-chave e geração de vazão. “Curva-chave é uma equação que relaciona o nível do rio em um ponto com monitoramento fluviométrico com sua respectiva vazão”, explicou Coutinho.

O evento contou com o apoio e suporte do engenheiro Éber Pinto, nas explicações sobre as técnicas de definição e ajuste da curva-chave.  Participaram os engenheiros da Sureg-BH Artur Matos, José Rezende, Fernando Rego, Breno Motta e Luana Martins.