terça-feira, dezembro 2

Geólogos estudam depósitos minerais no projeto Vazante-Paracatu

Geólogos analisam amostras na Mina de Vazante


Com o objetivo estudar os depósitos minerais, suas rochas hospedeiras, o controle estrutural e a resposta do minério aos diversos métodos geofísicos, uma equipe de geólogos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) visitou as principais minas das áreas do projeto “Metalogenia das Províncias Minerais do Brasil – Faixa Vazante-Paracatu”.


Visita à mina de zinco e chumbo de Morro Agudo
Os estudos foram realizados na cidade de Vazante-MG, com visita à Mina de Vazante, do grupo Votorantim Metais, com ocorrências de zinco em willemita; e em Paracatu-MG, com visitas à mina de ouro Morro do Ouro, da empresa Kinross, e à mina de zinco e chumbo de Morro Agudo, de propriedade da Votorantim Metais. Durante os estudos nas minas de Vazante e em Morro Agudo, os pesquisadores da CPRM contaram com o apoio de técnicos da Votorantim.

Estudo do depósito da mina Morro do Ouro em Paracatu
Com o conhecimento adquirido nos estudos, a equipe da CPRM procurou definir áreas com potencial para descoberta de novos depósitos, com vistas a atrair novos investimentos em pesquisa mineral na região.


A equipe da CPRM que participou das visitas às minas do projeto na Faixa Vazante-Paracatu: geólogos Francisco Vilela, Paulo Henrique Dias e Marcelo Marinho, que participaram de todas as viagens de campo; e Frederico Freitas e Marcus Sotero, que participaram da viagem de campo à mina de Morro do Ouro.