segunda-feira, outubro 6

Sureg/SP exibe filme que aborda discriminação de gênero e raça

O filme reuniu empregados e colaboradores da unidade regional

O Comitê Regional de Pró-Equidade de Gênero e Raça, da superintendência Regional de São Paulo exibiu nesta sexta- feira (3/10), o filme “12 anos de escravidão”.  A intenção era discutir e conscientizar os empregados e colaboradores sobre temas como discriminação racial, assédio moral, assédio sexual e discriminação por gênero.

A história do longa metragem é uma adaptação da autobiografia de Solomon Northup (1853) e retrata a vida de um negro nascido liberto em Nova Iorque e que é sequestrado e levado para o sul dos EUA, onde é escravizado. Por 12 anos ele permanece escravo sofrendo torturas físicas e psicológicas, até conseguir comprovar sua condição de liberto e retornar para Nova Iorque. O filme ganhou três Oscars:  melhor filme, atriz coadjuvante e roteiro adaptado.

Motivados por um material orientativo preparado pelo comitê, os empregados e colaboradores realizaram uma autorreflexão relacionando cenas do filme com os temas de discriminação na sociedade e no ambiente de trabalho devido a raça, gênero, religião e orientação sexual. 

O Comitê Regional da Pró-Equidade de Gênero e Raça da SUREG/SP é composto por: Deyna Pinho (coordenador), Andrea Segura Franzini, Eliane Godoy Moreira, Luana Moreira Florisbal, Francisco Ferreira de Campos, Maria Cecilia de Medeiros Silveira. O Comitê Nacional da Pró-equidade de Gênero e Raça é representado na unidade por Mônica Mazzini Perrota.