sexta-feira, outubro 17

CPRM realiza 3º Seminário das Províncias Metalogenéticas Brasileiras

Francisco Valdir Silveira chefe do Departamento
de Recursos Minerais


A cidade de Peixoto de Azevedo, em Mato Grosso, está sediando o 3º Seminário das Províncias Metalogenéticas Brasileiras, nos dias 16 e 17 de outubro, no auditório da Câmara Municipal. O evento é realizado pela CPRM e conta com a participação do superintendente regional de goiânia, Luiz Fernando Magalhães, e do chefe do Departamento de Recursos Minerais (Derem/DGM, Francisco Valdir Silveira, que representou o diretor Roberto Ventura na ocasião. A organização ficou por conta da coordenadora executiva da Diretoria de Relações Institucionais, Michelle Araujo.

Além do ciclo de palestras sobre Geologia Regional, Evolução Geotectônica, Minerações Auríferas, Potencialidade das Províncias Metalogenéticas do Teles Pires, Alta Floresta, Juruena e Aripuanã e do Distrito Aurífero de Peixoto de Azevedo, estão sendo realizados debates, mesa redonda e troca de experiências sobre as temáticas do seminário.

Superintendente regional de goiânia,
Luiz Fernando Magalhães
Participam do evento mais de 200 pesquisadores, universitários, geólogos, engenheiros de minas e representantes de cooperativas, mineradoras, prefeitos, vereadores e demais órgãos ligados a produção mineral tais como: secretário chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf; secretário estadual de comunicação, Aroldo Souza; prefeito municipal de Peixoto de Azevedo, Sinvaldo Santos Brito; presidente da Câmara, Rivaldo Rosa da Silva; presidente da METAMAT, João Justino; representante da Academia de Universidades Brasileiras, Professor Roberto Xavier; diretor do Escritório Regional da METAMAT em Peixoto de Azevedo, Antônio João; presidente da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto, Gilson Gomes Camboim e secretário Municipal de Mineração,  Paulo Cezar Dendena.

“A CPRM vem seguindo o objetivo como empresa governamental de gerar novos conhecimentos geológicos nas províncias, por meio de mapeamento em escala regional” comentou Roberto Xavier.

Peixoto de Azevedo está sendo referência de legalização, organização, sustentabilidade ambiental, tecnificação da atividade garimpeira e produção aurífera. Tudo isso se deve ao fortalecimento da Cooperativa Dos Garimpeiros (Coogavepe), que conta atualmente com mais de 4.000 cooperados.  O município se tornou o maior produtor de ouro de origem legal do Estado de Mato Grosso e o segundo maior do País, alcançando uma produção estimada em 1,91 toneladas.

O Prefeito Municipal, Sinvaldo Santos Brito, enalteceu o grau de comprometimento dos órgãos, tais como: Ministério de Minas e Energia, CPRM, DNPM, Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, METAMAT, Universidades Brasileiras, Prefeituras Municipais, Empresas Mineradoras e as Cooperativas, que em conjunto geram e difundem o conhecimento geológico imprescindível para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso e do Brasil.

Participantes do evento
Estão participando do evento empresas como: Votorantim, Biogold, Anglo American, P.a. Gold Mineracao, Mave Mineracao, Yamana Gold, Amazon Gold, Railuc II, Codelco do Brasil Mineracao, Galo Mineracao, Cap Empreendimentos, Plunge Servicos de Geologia e Engenharia, além das universidades: Unb, Unicamp, Ufmt, Ufpr, USP.