sexta-feira, setembro 26

Produtos de parcerias com universidades são disponibilizados na Expogeo

Manoel Barretto, e o professor Pedreira, discursam
 sobre os produtos lançados
Durante o 47º Congresso Brasileiro de Geologia (47º CBG), o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) reservou o palco do estande do sistema SGM/CPRM/DNPM da Expogeo, na quinta-feira (25/09), para lançar produtos gerados a partir de parcerias entre a CPRM e as universidades de Minas Gerais (UFMG) e do Rio Grande do Norte (UFRN).

Os projetos, constantes do Programa Geologia do Brasil (Pronageo), mapearam, em contrato com a UFMG, 22 Folhas, sendo lançadas no Congresso Brasileiro de Geologia as Folhas Contagem, Manhumirim, Andrequicé, Corinto, Montes Claros, Morro da Graça, Serra do Cabral, Viçosa e Jequiri. Já pelo contrato realizado com a UFRN, foram lançadas as Folhas Jandaíra e Mossoró. A solenidade contou com a participação do professor Antônio Carlos Pedrosa Soares, representando a UFMG.

Fila para participar do sorteio de produtos da CPRM
Todas as folhas trazem informações da Geologia e dos Recursos Minerais. O diretor-presidente da CPRM, Monoel Barretto, ressaltou os produtos gerados a partir das parcerias com as universidades, lembrando que foram concretizadas 89 folhas em todo o país. “Esta não é a primeira vez que lançamos folhas em parceria com a UFMG”, disse Barretto, manifestando o grande prazer em disponibilizar as 11 folhas lançadas no Congresso, sendo nove da parceria com a UFMG e duas com a UFRN.

O professor Antônio Pedrosa Soares agradeceu o diretor-presidente Manoel Barretto, por ter realizado a parceria. Também agradeceu ao pesquisador em Geociências da CPRM, Luiz Carlos da Silva, pela coordenação tecnocientífica do projeto. Ele lembrou que dentro do projeto de parceria CPRM/UFMG, onde foram mapeadas 21 folhas na escala 1:100.000, também foi executada a Folha Jequeri, na escala 1:50.000, sendo a primeira folha mapeada nesta escala dentro do Pronageo.
Um congressista se prepara para tentar a sorte

“Além dos mapeamentos, as parcerias foram importantes para a formação de novos profissionais; e para a formação de mestres e doutores nas universidades. Essa é uma ação simples onde formamos mapeadores mapeando”, disse Antônio Pedrosa. Segundo ele, hoje vários alunos que trabalharam nos mapeamentos são profissionais formados e trabalhando em empresas, entre elas a CPRM, salientando que a parceria é única no planeta.


Em seguida aos lançamentos, iniciou-se o sorteio de produtos da CPRM para os participantes do 47º CBG.