terça-feira, setembro 23

Exposição aproxima público de Salvador às Geociências

Diretores da CPRM e o secretário da SGM
observam a técnica de lapidação

Com o apoio do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), uma exposição tem gerado grande interesse do público que circula pelo Salvador Shopping, o maior shopping center de Salvador. Trata-se da Geologar, uma mostra montada na praça central, com informações sobre a astronomia, rochas, minerais, jazidas e paleontologia, e que funcionará no período de 23 a 29 de setembro.

Exposição de amostras de rochas. Ao fundo o planetário
A exposição, um evento paralelo ao 47º Congresso Brasileiro de Geologia, visa popularizar Geociências com várias amostras de rochas, réplicas de animais pré-históricos, painéis com informações gerais sobre as Geociências, lapidadores de gemas para que as pessoas acompanhem o processo detalhado de criação de jóias, entre outras curiosidades. 

A entrada é franca e, entre os atrativos da exposição, consta um planetário inflável que permite desvendar os mistérios do cosmos através da história do telescópio, da descoberta dos modernos equipamentos e da importância do objeto na compreensão do Universo e do Sistema Solar.

Durante toda Geologar, serão 10 sessões do planetário (das 9h30 às 19h30), atendendo aproximadamente 200 pessoas por dia. Também no espaço será exibido o filme "Dois pedacinhos de vidro", para o público a partir dos 12 anos, que conta a história do telescópio e os avanços da astronomia observacional de Galileu e de que forma o conhecimento contribuiu para a evolução do Universo.

Dentre as atrações da seção Universo e Sistema Solar, amostra de rochas extraterrestre, uma réplica do Bendegó - o maior meteorito do Brasil e o 16º do mundo, telescópio e painéis temáticos.

Réplica do Bendegó, o maior meteorito do Brasil,
telescópio, e painéis temáticos
Os principais recursos minerais produzidos na Bahia, acompanhados do memorial descritivo de cada um dos itens, estão expostos na seção Gemas e Recursos Minerais. No espaço "Fale com o especialista", um profissional estará disponível para explicar o uso do microscópio petrográfico e do estereoscópio de mesa. No ambiente Fósseis, informações sobre fossilização e a macrofauna, que apresenta réplicas em tamanho real do Tigre Dente de Sabre (Smilodon) e do Pterossauro (Cearadactylus Atrox) e a representação dos seus esqueletos em MDF. Mais informações no site: www.geologar.com.

A exposição tem como coordenadoras: Débora Correa Rios, professora do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia, e Cristina Maria Burgos, pesquisadora em Geociências da Superintendência Regional de Salvador da CPRM.


Visita – O secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM), Carlos Nogueira Júnior, juntamente com os diretores da CPRM, Manoel Barretto, Roberto Ventura e Thales Sampaio, visitaram hoje (23/09) a exposição Geologar. Eles estiveram acompanhados de técnicos da CPRM, onde puderam observar de perto o sucesso da iniciativa.

Réplicas de animais pré-históricos