quarta-feira, maio 21

Técnicos testam aparelhos de medição de vazão acústicos no rio Taquari

Equipes medindo vazão no Rio Taquari, em Encantado - RS

Para executar uma série de medições de vazão (descarga líquida) utilizando os medidores de vazão acústicos Sontek Riversurveyor M9, no dia 15/05, técnicos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (SEMA), realizaram trabalho de campo no rio Taquari, em Encantado – RS.

Os medidores Sontek Riversurveyor M9 começaram a ser utilizados em 2012 na operação da Rede Hidrometeorológica Nacional, dentro do convênio CPRM/ANA, substituindo com vantagens tecnológicas o tradicional método de medição por molinete fluviométrico.

Nos trabalhos de campo foram utilizados cinco equipamentos da Superintendência Regional de Porto Alegre (Sureg-PA) da CPRM, sendo quatro com o modelo Sontek Riversurveyor M9, enquanto uma equipe fez a medição utilizando o molinete fluviométrico, de forma a estabelecer um valor comparativo com o equipamento acústico.

A atividade transcorreu durante todo o dia, com diversas travessias efetuadas. Os resultados mostraram dados muito homogêneos e consistentes entre os equipamentos operantes, com baixíssima dispersão nos dados obtidos, mostrando que a operação está adequada e os equipamentos estão produzindo dados muito confiáveis.


Equipe técnica que participou da atividade
Participaram da atividade pela CPRM a engenheira-hidróloga do Escritório do Rio de janeiro, Ana Carolina Steenhagen; pela Sureg-PA, o geólogo Marcos Alexandre de Freitas, gerente de Hidrologia e Gestão Territorial; Márcia Pedrollo, engenheira e supervisora de Hidrologia; os engenheiros-hidrólogos Adriano Schorr e Fábio Beling, e os técnicos Patrícia Sotério, Marcos Araújo, Cássio Castro, Ivonei Scarabelot, José Bardini, Luciano Träsel, João Nascente, Lavitor Benvenutti, Bruno Schiehl, Eduardo Chiodelli, Giane Moura, Eduardo Wilson, Christian Acosta, Marcelo Nascimento, Rejane Bao e Douglas Soller. A ANA contou com a participação do superintendente de Gestão da Rede Hidrometeorológica Nacional, Valdemar Guimarães, o gerente de operação da Rede, Fabrício Alves e a especialista em recursos hídricos Diana Engel. A SEMA participou com Luciana Mello e Sérgio Ferreira.