quinta-feira, maio 15

CPRM desenvolve produtos de interpretação e integração Geofísica-Geologia

Chiarini detalha os projetos experimentais de Interpretação
 e Integração Geofísica-Geológica

Um tema atraiu bastante atenção dos participantes do VI Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral (Simexmin): Os “Mapas de Interpretação e Integração Geofísica-Geológica da CPRM – um produto inicial para mapeamento geológico e prospectivo.

Apresentado durante o VI Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral (Simexmin) pelo geólogo Marcus Flavio Chiarini, coordenador dos projetos de interpretações geofísicas do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), os trabalhos recém-concluídos geraram um importante produto com valor agregado de conhecimento em áreas extensas em curto período de tempo e a baixo custo.

Segundo Chiarini, o desenvolvimento dos projetos se deu em função da grande quantidade de dados aerogeofísicos gerados e a dimensão das áreas levantadas. Estas áreas ultrapassam em muito a capacidade de investigação dos trabalhos de mapeamentos geológicos tradicionais. “Desta forma, torna-se interessante a disponibilização de um produto inicial com grande contribuição de interpretações geofísicas”, explicou.

Além da construção de metodologia padronizada para Interpretação aerogeofísica, os projetos experimentais de Interpretação e Integração Geofísica-Geológica buscam suprir a demanda por conhecimento geológico-geofísico em alta velocidade na escala 1:250.000. Os métodos incluem interpretação aerogeofísica, confrontamento desta com a base de afloramentos, breve checagem de campo e integração com o banco de dados da CPRM. Os produtos finais dos estudos não têm como objetivo substituir o mapeamento geológico, mas fornecer conhecimento e subsídio para seleção de áreas para mapeamento geológico de detalhe e prospecção mineral.

Chiarini ressaltou que os projetos estão em sintonia com as diretrizes da diretoria da CPRM, que vem investindo na inovação, desenvolvimento de técnica e incremento ao tratamento de dados. Tais projetos vêm demostrando eficácia no acréscimo de informações, marcando assim uma nova fase no desenvolvimento do conhecimento geológico básico do país.